Kindgom Come: sucesso nos anos 80, plágio e 30 anos de banda

A banda de Hard Rock KINGDOM COME foi formada em 1987 e foi rapidamente contratada pela Polydor Records. Eles lançaram seu primeiro single “Get It On”, que teve uma explosão na rádio AOR no início de 1988, levando seu álbum de estréia auto-intitulado ao Disco de Ouro. O quinteto, composto pelos guitarristas Danny Stag e Rick Steier, o baixista Johnny B. Frank, o baterista James Kottak e o cantor Lenny Wolf, tomou a estrada imediatamente como parte da turnê norte-americana “Monsters of Rock” ao lado de VAN HALEN, SCORPIONS, METALLICA e DOKKEN. Além das turnês e do extenso airplay de rádio, eles também se tornaram favoritos da MTV com vídeos como “Get It On” e “What Love Can Be” ajudando a banda a vender dois milhões de álbuns de estréia em todo o mundo.

2018 marca o 30º aniversário do lançamento desse álbum clássico, levando James Kottak a reviver o KINGDOM COME. Junto com os membros originais Danny Stag, Rick Steier e Johnny B. Frank, uma turnê para comemorar o sucesso da banda e do álbum nasceu. O cantor original Lenny Wolf se recusou a participar da turnê, mas deseja ao resto dos caras todo o sucesso e o melhor do mundo. Keith St. John (ex-MONTROSE e LYNCH MOB) vai se esforçar para preencher esse grande vazio, “mas é definitivamente o trabalho”, de acordo com os membros da banda.

Stag diz: “Nós todos nos amamos como irmãos, nos damos bem e rimos muito. É como um milagre que isso finalmente esteja acontecendo!” Frank acrescenta: “Foi há 30 anos atrás que The Wolf nos recrutou, The Rock nos produziu, a MTV nos transmitiu e VAN HALEN nos fez Monstros do Rock. Agradecemos ao rock outro dia !!!”

O KINGDOM COME fará uma turnê em 2018 e 2019, apresentando seu álbum de estréia em sua totalidade (quando atração principal) junto com a música de seu segundo álbum, “In Your Face”.

KINGDOM COME datas da turnê do 30º aniversário:

27 de setembro – Seattle, WA – Club Sur Rocks
29 de setembro – Sacramento, CA – Holy Diver
03 de outubro – West Hollywood, CA – Whisky a go-go
05 de outubro – Las Vegas, NV – Vamp’d
06 de outubro – Ramona, CA – Ramona Mainstage
11 de outubro – St. Charles, IL – Teatro Arcada
17 de outubro – Warrendale, PA – Jergel’s
18 de outubro – Sellersville, PA – Teatro Sellersville
21 de outubro – Derry, NH – Tupelo Music Hall
23 de outubro – New Bedford, MA – Greasy Luck Brewpub

Mais shows serão adicionados

As comparações do LED ZEPPELIN acompanharam o KINGDOM COME durante o pico dos anos 80, particularmente a semelhança vocal de Wolf com o vocalista do ZEPPELIN, Robert Plant, e a tendência do grupo pelo hard rock baseado no blues, um estilo que o ZEPPELIN ajudou a criar. Kottak foi perguntado por Shut Up & Rock On como ele se sentiu sobre essas reivindicações em curso. “Se você vai ser acusado de alguma coisa, pelo menos arrancar o melhor”, disse ele. “Foi apenas uma ótima música. Minha bateria comparada com o [lendário baterista do ZEPPELIN] John Bonham? Obrigado, eu aceito. Acho que algumas das respostas de alguns caras da banda talvez enganaram as pessoas.

“A imprensa é tão engraçada quando uma banda chega e eles ficam muito rápidos. Eles adoram derrubá-los, algumas pessoas da imprensa fazem isso. Às vezes não. É como uma boa notícia, viaja rápido, mas a má notícia viaja mais rápido. Foi o que aconteceu com o KINGDOM COME, a mesma coisa aconteceu com o QUIET RIOT nos primeiros dias, é o que era, eu tenho muito orgulho disso, eu nunca tive um problema com isso, chame-nos de rip-offs do ZEPPELIN. ‘Quem se importa?'”

“Antes mesmo de fazer um teste, recebi esta fita e essas quatro músicas estavam lá. Foi apenas Lenny com sua bateria eletrônica e ele cantando. Eu disse ‘Oh meu Deus! Isso é fenomenal.’ Eu escutei a fita três vezes seguidas, foi ‘Get It On’ e ‘What Love Could Be’ e ’17’ e alguma outra música. Eu estava indo ‘Isso é ótimo!’ Se qualquer coisa, ’17’, se você ouvir o ‘STONE TEMPLE PILOTS’ do STP ‘Vasoline’, é um completo plagio de ’17’. É exatamente o mesmo riff. Ele gira e gira.”

Após o seu início de sucesso nos anos 80, o KINGDOM COME lançou vários álbuns, com Wolf sendo o único membro constante da banda. O esforço mais recente do grupo foi “Outlier” de 2013.