Em 6 de junho de 1995, o mestre King Diamond lançava o sexto disco de sua banda solo: e hoje trazemos para você, caro leitor, um texto sobre “The Spider’s Lullabye”, que alcança as suas bodas de prata neste sábado de quarentena.
King estava em plena atividade nesta época: o MERCYFUL FATE havia voltado às atividades dois anos antes e em 1994 havia lançado o excelente “Time”. E ele seguia em ação com ambas as bandas.
Mas as coisas não estavam tão boas antes disso: King Diamond teve problemas com a “Roadrunner Records” e com isso ele acabou ficando sem lançar um play, Assim sendo, as músicas do aniversariante de hoje, deveriam ter sido lançadas no ano de 1991, porém, isso só se tornou possível quando ele conseguiu assinar com a Metal Blade, livrando-se assim de sua antiga gravadora.
Diferente dos demais discos da carreira de King Diamond, à exceção de “Fatal Portrait”, o disco de estreia, “The Spider’s Lullabye” não é um álbum conceitual, quer dizer, este não é um disco conceitual por completo, pois as quatro últimas músicas possuem uma conexão entre si,
E assim King Diamond juntou a sua banda no estúdio “The Dallas Sound Lab”, no Texas. Acompanhou a banda, o produtor Tim Kimsey, que assinou a co-produção ao lado de King Diamond. O guitarrista Andy LaRocque atuou como assistente de produção. No mesmo estúdio aconteceu a mixagem, feita pelos co-produtores. Já a masterização se deu no “Future Disc”. Vamos colocar a bolacha para rolar e entender o que se passa no aniversariante de hoje.
“From the Other Side” abre maravilhosamente bem o álbum com seus riffs inspirados em JUDAS PRIEST e o vocal inconfundível de King, além de seus soloa pra lá de melódicos., enquanto que “Killer” é bem pesada e tem uma atmosfera ótima. Além de ótimas frases de guitarra. Apesar do peso, ela é mais voltada ao Hard Rock. Muito boa.
Um teclado com clima fúnebre anuncia a chegada de “The Poltergeist“, uma faixa com partes densa misturada com partes Hard Rock. Uma boa canção, Já em “Dreams” temos uma introdução bem legal e a música se desenvolve com bons riffs e em clima bem atmosférico, com dois ótimos solos.
“Moonlight” traz um belo Heavy Metal e é uma das músicas que me despertaram maior interesse por ser muito bem executada e sem o clima sombrio das anteriores.
Chegamos a segunda metade da bolacha e a partir daqui começa a história de “The Spider’s Lullabye” começa a ser contada com “Six Feet Under”, uma música com uma energia incrível e que navega nos mares do Hard e do Metal tradicional. Outra das minhas favoritas do play.
Temos a faixa título traz de volta o clima sombrio do Horror Metal praticado pelo mestre King. Mais uma música com clima atmosférico e as tradicionais mudanças no estilo de cantar de King, ora agudo, ora mais gutural. Há quem vá considerar essa música como sendo Doom.
“Eastmann’s Cure” é um baita Power Metal, ainda que no refrão ela sofra breves e bruscas mudanças em seu andamento durante os refrãos, nada que comprometa a qualidade da música, até porque seu solo ajuda a manter tudo correndo bem por aqui.
“Room 17” tem um teclado em sua intro, tem um clima bem sombrio, deixando esse clima de lado mais a frente para ganhar peso e ficar bem densa. São 8 minutos de extensão, então os músicos brincam com a arte da criatividade e aqui temos a faixa mais complexa do disco.
“To the Morgue” traz muito peso e um certo clima Stoner na sua intro e a medida em que ela se desenvolve, ela traz de volta os toques de Hard N’ Heavy, com riffs sensacionais, além de outro belíssimo solo, encerrando muito bem este disco.
Em 47 minutos temos um bom disco, que viaja entre diversos estilos como o Hard Rock, o Heavy Tradicional e outras vertentes como o gótico. E se não é tão bem aceito quanto outras obras-primas, como “Abigail” ou “Them”, trata-se de um disco que passa longe de ser dispensável e por isso ele se faz merecedor desta homenagem que sempre fazemos aos discos que completam mais um ano de lançamento.
Assim sendo, nós desejamos uma longa vida a King Diamond e que ele siga fazendo trabalhos excelentes, seja com sua banda ou com o maravilhoso MERCYFUL FATE, em nome do amor que ele (e nós também) tem pelo Heavy Metal, Uma boa opção de álbum para se escutar, Não se esqueça de seguir as recomendações da OMS e fique em casa. E se precisar sair, use a máscara e cuide de você e dos seus.
The Spider’s Lullabye – King Diamond
Data de lançamento: 06/06/1995
Gravadora: Metal Blade
Tracklisting:
01 – From the Other Side
02 – Killer
03 – The Poltergiest
04 – Dreams
05 – Moonlight
06 – Six Feet Under
07 – The Spider’s Lullabye
08 – Eastmann’s Cure
09 – Room 17
10 – To the Morgue
Lineup:
King Diamond – Vocal
Andy LaRocque – Guitarra
Herb Simonsen – Guitarra
Chris Estes – Baixo/Teclado
Darin Anthony – Bateria