Há 30 anos King Diamond lançou o álbum “The Eye”, um dos álbuns mais polêmicos do músico dinamarquês, o álbum não teve o mesmo sucesso comercial que os anteriores, ele alcançou apenas a 179° nas paradas americanas, a sonoridade do álbum segue uma pegada mais elaborada com elementos com toques mais progressivos.
Bom, mas vamos explicar o motivo desse ser o álbum mais polêmico da discografia, diferente do Mercyful Fate, as letras na carreira solo do King Diamond são mais conceituais, histórias de horrores, cada faixa dando continuidade a próxima, mas no casso do álbum “The Eye” as histórias não são fictícias, elas são todas verdadeiras e ocorreram na França na época da entre anos de 1450-1670, esse é provavelmente o álbum do Heavy Metal que mais afrontou o cristianismo e seu histórico. As letras falam sobre abuso sexual de freiras dentro dos conventos, torturas e homicídio de mulheres que eram acusadas de bruxaria. Para se aprofundarem mais na historias basta pesquisar sobre “Possessões de freiras de Loudun” é possível achar um PDF de apenas 11 paginas.
Mas continuando a falar sobre King Diamond, The Eye possui clássicos como “The Eye Of The Witch”, “Burn”, “Insanity” essa sendo apenas um simples instrumental mas com uma linda melodia, e “1642 Imprisonment”.
Definitivamente o álbum é um clássico do Heavy Metal, alguns consideram The Eye como ultimo álbum realmente bom do King Diamond, alguns discordam citando o álbum “Spider’s Lullabye” que foi lançado 5 anos depois.