Kilravock: pesado, experimental, caótico, descubra mais no single “Incompatibility ][ Working Class Hero”

Em Nebraska (EUA), mais precisamente em Omaha, Steven Wayne Smith que, além de cantor é produtor, compositor e multi-instrumentista, está se dedicando a um projeto solo que o batizou como Kilravock. Seu próximo lançamento, “Just Another Wonderful Day”, ascende as expectativas. Contudo, o trabalho de hoje serve para mostrar uma série de músicas que, originalmente, foram escritas para esse vindouro álbum. Essa jornada começa com “Incompatibility ][ Working Class Hero”, que se traduz em uma música autoral que se emenda com uma versão para o clássico de John Lennon, “Working Class Hero”. Embora haja releitura, não há como não dizer que essa é uma obra genuína.

O single que está disponível nas plataformas digitais por meio do selo Mutually Assured Records, é uma espécie de formação mutante, pois é impossível encaixá-lo em qualquer estilo de música. Sabe-se, no entanto, que a estrutura vem do amplo universo do rock’n’roll e, apesar de a produção ser temperada com sujeira, um solo incrível de guitarra ecoa entre esse emaranhado sonoro. Talvez o nome “Incompatibility” surgiu nessa intenção, pois quem pretende encontrar melodias cristalinas em uma produção que se assemelhe a uma brisa de praia, dê meia-volta. Aqui o clima é pesado, embora harmônico.

Por outro lado, se você é um entusiasta de estilos pentatônicos e se amarra em atmosferas densas, traga o seu olhar para cá. Kilravock é um prato cheio para adeptos do experimentalismo, mas não como o que se fazia nos anos sessenta. Aqui, o cardápio é moderno, porém introspectivo. Um trabalho que parece não querer chamar atenção pela beleza, mas pelo conteúdo rechonchudo, caótico e eficiente. Sim, como dito antes, existe harmonia aqui, mesmo sendo do tipo hino de bárbaros em um banquete na taverna. Pena que a produção ofusque um pouco os elementos de bateria, mesmo assim se figura um bom andamento.

Já a releitura do saudoso ex-Beatle, o que podemos dizer é que Smith tentou ao máximo trazê-la para a pegada do Kilravock. Conseguiu! A versão de “Working Class Hero” com as participações de Anna Schmidt, David Dick e Sean Soucy tirou a canção daquela “limonada sem açúcar” de Lennon para algo mais substancial e encorpado. Agora, retornando à “Incompatibility”, seria muito legal se as próximas músicas da série mostrassem um pouco mais do traço peculiar que o Kilravock mostra aqui. Afinal, eis aqui uma prova de que para ser bom não precisa maquiar. E, mais uma vez: Que solo de guitarra!

Ouça “Incompatibility ][ Working Class Hero” pelo Spotify:

https://open.spotify.com/album/6G7jiNKsKkmEvIbePdnZS9?si=VKtSlIOeT-6y8TbbMzN-hg

Saiba mais em:

https://www.kilravockmusic.com

https://www.facebook.com/kilravockmusic?mibextid=LQQJ4d

https://kilravock.bandcamp.com/track/incompatibility

https://youtube.com/@kilravockmusicsws?si=ykMuDZol8PpWubrm

https://www.instagram.com/kilravockmusicsws/profilecard/?igsh=anVyYXJxZTZibnR5

Encontre sua banda favorita