O mentor do NILE e multi-instrumentista Karl Sanders anunciou que o sono subterrâneo de sua série Saurian no ambiente oriental finalmente cessou com o lançamento iminente de seu terceiro capítulo sombrio, “Saurian Apocalypse” , lançado em 22 de julho pela Napalm Records . Este segmento da saga hipnotizante chega 13 anos após o lançamento de seu antecessor, “Saurian Exorcisms” de 2009 , e quase 20 após o igualmente elogiado “Saurian Meditation” de 2004 .
Enfatizado por instrumentos únicos como o baglama saz (alaúde turco), Anubis Sistrum do Egito Antigo, Dumbek (tambor cálice do Oriente Médio), glissentar e gongos, a trilha sonora do álbum tece auras cinematográficas e grooves profundos, acentuados pelos estilos percussivos tribais do baterista original do NILE Pete Hammoura e o vocalista de retorno de “Saurian” Mike Breazeale . Uma riqueza de crescimento e refinamento musical, tanto na técnica de guitarra de Sanders quanto no desenvolvimento composicional, é notavelmente evidente. Eons mais do que apenas um álbum de interlúdios ou partituras ambientais, “Saurian Apocalypse” é um avanço brilhante na série “Saurian” , e o mais dinâmico e detalhado lançamento solo de Karl Sanders .
Deleite seus ouvidos com o próximo “Saurian Apocalypse” por meio de seu primeiro single, “The Sun Has Set On The Age Of Man” , lançado hoje. Acompanhada por um fascinante videoclipe animado, a faixa mostra instantaneamente a instrumentação única, a produção brilhante e os temas conceituais sinistros do álbum – ecoando com flautas vibrantes, percussão exótica e um solo acústico contextual do virtuoso guitarrista convidado Rusty Cooley:
Sanders diz sobre “The Sun Has Set On The Age Of Man” : ” ‘The Sun Has Set On The Age Of Man’ é uma ótima escolha para a primeira exposição das pessoas a este álbum. É a faixa de abertura do novo registro ‘Saurian’, muito cinematográfico e um criador de humor misterioso. Muito parecido com a trilha de uma cena de abertura de um filme de ficção científica, a música serve como uma introdução para as muitas jornadas distorcidas do álbum que se segue. Evoca estranhamente aquela sensação que todos temos logo após o pôr do sol e a noite chegar, evocando uma consciência do antigo pavor evolucionário da escuridão desconhecida e seus terrores que foram impressos na psique humana desde o início do homem pré-histórico, quando percebeu que havia coisas na noite que o atacariam. A faixa também é muito especial para mim, pois apresenta dois queridos amigos meus de longa data, o baterista original do NILE Pete Hammoura na percussão e o lendário guitarrista Rusty Cooley nos solos acústicos convidados. Embora Rusty certamente é um triturador de guitarra elétrica prolífico, esta faixa marca sua estréia no violão. Obrigado, Pete e Rusty !“
Lista de faixas de “Saurian Apocalypse”
01. The Sun Has Set On The Age Of Man
02. The Disembodied Yet Slither Among Us
03. The Evil Inherent In Us All
04. Skull Fuck Ritual (Skull Breach Edition)
05. Nada Zaag
06. An Altered Saurian Theta State
07. Nihil Emplexus
08. Divergence: The Long Awaited Third Primordial Ascension
09. Mask Of Immutable Self Delusion
10. No Creature More Deserving Of Cataclysmic Annihilation
Fonte: https://blabbermouth.net/news/niles-karl-sanders-to-release-saurian-apocalypse-solo-album-in-july