A história de Oliver Jordan é tão interessante e intrigante, quanto confusa. Comenta-se que este cantor texano sofre de alguma doença psicológica, como depressão. No entanto, possui um talento singular para criar canções. Para se ter ideia, o cara usa uma secretária eletrônica para registrar as suas composições. Se isso soa esquisito para você, saiba que em momento de crise ele tentou se suicidar, mas o máximo que conseguiu foi uma internação em uma clínica mental. Só que não acaba por aí, algumas notícias dão conta de que Jordan faleceu nesta clínica, vítima de engasgo por uma dentadura escondida em seu pudim.

Isso é muito estranho, pois mesmo depois de sua suposta morte apareceram lançamentos de Jordan, como O EP “Depression Starter Pack” de 25/06/2024. Ou seja, dois dias antes da publicação desta resenha. Mas, enfim, não estamos aqui para falar de polêmica e, sim, de música como “Philosopher” que abre este repertório. De cara, identificamos o estilo despojado do artista, com acidez e melodias intricadas. Em contrapartida, “Death Star” revela um lado mais techno do cantor que absorve influências que vão da new wave oitentista ao grunge dos anos noventa. Na verdade, o EP segue exatamente a mesma linha de seu último álbum.

A melancolia, obviamente, é o prato principal não apenas deste trabalho, mas em toda a obra do artista. Muito de seus sentimentos, dores, anseios e desejos é materializado em canções como “Secret 13” que, em janeiro, saiu como single onde a escutei pela primeira vez, e ainda hoje declaro que ela é uma das músicas mais legais de Jordan. Na sequência, vem a cativante “Disco Weirdo” que mais parece uma música produzida por recursos analógicos lá nos anos oitenta, quando a dark music era bem presente nos lares dos jovens. Com certeza, os saudosistas vibrarão com esta e as demais.

Com uma pegada mais cult, “That’s All for Now” tenta firmar o seu espaço e consegue. A música possui técnicas simples na bateria, mas é o bastante para acompanhar a energia inibida do cantor. O clima depressivo ganha mais notoriedade em “Cracks”, com algum peso encaixado na melodia, mas o destaque maior vai para o clima denso que nesta música tem mais consistência. Se você não ouviu este EP, nem outra obra de Oliver Jordan não perca tempo. Garanto que vale a experiência, mas se gostar ao ponto de se viciar, isso fica por sua conta.

Ouça o EP “Depression Starter Pack” pelo Spotify:

Saiba mais em:

ttps://youtube.com/user/Autorezeptor

https://www.facebook.com/profile.php
https://oliverjordan1.bandcamp.com
Encontre sua banda favorita