O ano mal começou e Joe Satriani já está se dividindo entre seus vários projetos. Segundo a Ultimate Classic Rock, o guitarrista está em turnê com a G3 Tour, em que compartilha o palco com Phil Collen, do Def Leppard e John Petrucci, do Dream Theater. Também lançou seu novo álbum recentemente ‘What Happens Next’, com participação do baixista Glenn Hughes, (ex-Deep Purple) e do ex-baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith.
Com seu novo álbum, o guitarrista estava pronto, como sempre, para sacudir tudo. “Não é incomum que eu sinta a atração na direção oposta ao chegar ao fim de um ciclo de turnê”, explica ele. “Quando você está em turnê e está tocando um set como estávamos fazendo, [fazendo uma] grande retrospectiva, além de novas coisas de álbuns, depois de dois anos, você pensa:” Bem, ok, eu tenho feito. Eu realmente consegui o que eu me propus a fazer. Os últimos shows da turnê estão acontecendo, e você também já perguntou à sua equipe: o que vai acontecer a seguir? À gravadora, à gerência, a todos. Essa tornou-se uma frase que apenas continuava a surgir na minha cabeça: e o que acontece depois? Eu me perguntava isso. Eu acho que é uma coisa natural, como quando você está ouvindo novas músicas provenientes de artistas de todo o mundo ou descobrindo músicas antigas que de alguma forma passaram por você, não pode deixar de sentir a atração para fazer algo completamente diferente de re-energizar-se, para revigorar o processo criativo. Esse é o tipo de ambiente em que eu estava.”
Um novo documentário, ‘Beyond the Supernova’, dirigido pelo filho de Satriani, ZZ, leva os fãs nos bastidores da turnê do seu álbum ‘Shockwave Supernova’, mas também aprofunda sobre o funcionamento interno do processo criativo de Satriani. Além disso, fala de uma atividade renovada com a sua outra banda Chickenfoot – que inclui Sammy Hagar, Michael Anthony e Chad Smith – este ano. Mas o que acontece depois? Quando se trata de Satriani, sempre há muitas opções.
Trabalhando com um trio de respeito na banda Chickenfoot, com Chad Smith e Glenn Hughes, Joe Satriani conseguiu que ambos os músicos – que continuam ocupados – ficassem concentrados no projeto em questão durante cerca de uma semana. O álbum é totalmente instrumental, mas, de acordo com ele, se tivesse mais tempo, adoraria ter feito um álbum com vocal de Hughes – e é algo que a dupla ainda quer fazer acontecer no futuro. Ambos, Hughes e Smith, já apareceram como convidados na atual turnê do G3.
Confira a faixa título do novo álbum, “What Happens Next”: