Em uma nova entrevista com a Rockland Radio da Alemanha , o vocalista do DEF LEPPARD , Joe Elliott , foi perguntado por que os fãs de sua banda deveriam ouvir o próximo álbum da banda, “Diamond Star Halos” , que chegará em 27 de maio via UMe . Ele respondeu: “Se você é um fã do DEF LEPPARD , imagino que sempre há necessidade de ouvir algumas músicas novas, porque por mais que seja ótimo ter esse enorme catálogo de músicas, música nova é o que mantém uma banda viva, então queremos compartilhar isso com nossos fãs.“
“Por que eles iriam querer ouvir?” Ele continuou. “Bem, eu acredito que este é um álbum que define a carreira. Para uma banda que existe há 45 anos, fazer um álbum tão forte, eu acredito, neste ponto de nossa carreira é realmente uma grande conquista.“
“Eu tenho comparado a situação – não o álbum, mas eu tenho comparado a situação – ‘Diamond Star Halos’ para DEF LEPPARD , eu acho, é capaz de ser o que ‘Hotel California’ foi para THE EAGLES ou ‘Rumours’ foi para o FLEETWOOD MAC . E o que quero dizer com isso é que o que veio antes estava bom; não havia nada de errado com isso. Na verdade, ‘Greatest Hits’ do THE EAGLES , que foi seu álbum anterior ao ‘Hotel California’ é um dos os discos mais vendidos de todos os tempos; fala por si. E o cenário do FLEETWOOD MAC – os anos de Peter Green , os anos de Jeremy Spencer – era tudo brilhante. Mas então eles lançaram ‘Rumours’ e THE EAGLES lançaram ‘Hotel California’ , e foi um salto quântico.”
Voltando a “Diamond Star Halos” , Elliott acrescentou: “Acredito que este álbum é um salto quântico. Não é uma repetição de ‘Pyromania’ ou ‘Hysteria’ ou qualquer um dos nossos álbuns. Tem todos os sabores que o DEF LEPPARD tem e teve no passado, mas tem algumas novas explorações que nunca fizemos e acho que nosso público está pronto para essa jornada. Porque faz 35 anos desde que ‘Hysteria’ foi lançado, faz 39 desde que ‘Pyromania’ foi lançado, e nosso o público também é mais velho, como nós, então acho que eles estão prontos para ouvir algo um pouco diferente. Ainda tenho muitas coisas do DEF LEPPARD – ‘Gimme A Kiss’ ,‘SOS Emergency’ , ‘Fire It Up’ [e] ‘Kick’ ; eles são todos clássicos do DEF LEPPARD – mas há algumas coisas que, como nossos heróis QUEEN , saem por tangentes que são um pouco diferentes das coisas que eles fizeram no passado.”
A arte de “Diamond Star Halos” segue o pedigree com as capas de álbuns instantaneamente reconhecíveis do DEF LEPPARD de seu passado célebre. Com imagens do fotógrafo e diretor de renome mundial Anton Corbijn , conceitos de estilo de Maryam Malakpour e gráficos dos Munden Brothers , com sede no Reino Unido, o design realmente segue a influência da banda através de seus olhos hoje.
Nos últimos dois anos, o DEF LEPPARD gravou “Diamond Star Halos” simultaneamente em três países diferentes com Elliott na Irlanda, Rick Savage (baixo) na Inglaterra e Phil Collen (guitarra), Vivian Campbell (guitarra) e Rick Allen (bateria) nos Estados Unidos. Sem a pressão de cronogramas ou um cronograma fixo, eles despejaram toda a sua energia na criação de 15 faixas significativas com uma mistura de espírito clássico com fogo moderno. Tematicamente, eles acenaram para suas primeiras influências coletivas, como David Bowie , T.REX e MOTT THE HOOPLE, entre outros. O próprio título faz referência a “Bang a Gong (Get It On)” do T.REX . No entanto, eles não embarcaram nessa jornada sozinhos. A artista lendária e vencedora de vários Grammys, Alison Krauss , emprestou sua voz instantaneamente reconhecível e angelical para “This Guitar” e “Lifeless” , enquanto o pianista de David Bowie , Mike Garson , se apresenta em “Goodbye For Good This Time” e “Angels” .
A “The Stadium Tour” do DEF LEPPARD com MÖTLEY CRÜE , POISON e JOAN JETT & THE BLACKHEARTS estava originalmente programada para acontecer no verão de 2020, mas acabou sendo adiada para 2021 e depois para 2022, devido à pandemia de coronavírus .