Jimmy Page: detalhes sobre “The Complete BBC Sessions”

Esta sexta (16) marcará o lançamento de “The Complete BBC Sessions”, a reedição tripla para a coletânea clássica que compilou os especiais do Led Zeppelin para a rádio inglesa. Além de trazer uma remasterização das faixas originais, a nova versão vem com um terceiro CD, com ainda mais raridades e, principalmente, com a famosa “sessão perdida” de março de 1969 – incluindo a nunca lançada faixa “Sunshine Woman”.

A música inédita e toda a “The Complete BBC Sessions” foram o assunto de uma nova entrevista com Jimmy Page para a revista Mojo, que acabou de ser publicada. O guitarrista, responsável pela chefia dos processos de remasterização e curadoria do disco, contou que “Sunshine Woman” foi basicamente uma versão mais complexa de uma série de improvisos. “Nós fizemos ela na hora, e isso foi um tanto corajoso. Começamos a tocar algumas coisas novas que tínhamos guardado de ensaios e fomos construindo uma música ao redor”, conta, complementando: “no fim, mostra como estávamos evoluindo bem na época. Fizemos muito bem algo tão arriscado.”

“You Shook Me” e “I Can’t Quit You Baby” foram as duas outras faixas da sessão, que rolou em 19 de março de 1969 no estúdio de Maida Vale e que, posteriormente, teve sua fita original perdida nos arquivos da BBC. “Eu não tenho a mínima ideia do que aconteceu com a fita”, conta Page. “Normalmente, guardam essas coisas no arquivo, mas essa desapareceu com o tempo e só era conhecida de bootlegs gravados das transmissões de rádio. Bootlegs nada bons, aliás. Alguns muito sujos. Lembro de um que você só ouvia o baixo e outro que parecia ter sido gravado num túnel.”

Com a ajuda de Dave Lewis, editor do “Tight But Loose”, maior fanzine especializado em Led, a fita foi encontrada, recuperada e remasterizada para que as três faixas entrassem no terceiro CD de “The Complete BBC Sessions” – e “Sunshine Woman” ganha seu primeiro lançamento oficial, já que a faixa nunca mais foi tocada pela banda depois daquele dia. Como Page comenta, “essa faixa, em especial, soa muito bem na versão remasterizada – com certeza melhor do que em qualquer bootleg. E as outras também estão com ótima qualidade.”

Sobre a coletânea como um todo, o artista comenta que os principais responsáveis pelo que você vai ouvir ainda são os antigos engenheiros da rádio, que comandaram as gravações originais. “Nós tocávamos e dávamos o melhor de nós mesmos, mas o que realmente definia como a gravação soaria eram os caras dos bastidores da rádio. Eles faziam o que queriam com o som, e tem muito pouco que podemos mexer nos dias de hoje.”

Apesar de ter performances de um período curto da história da rádio, de 1969 a 1971, Page as define como revolucionárias. “Mesmo que a BBC já fizesse shows de rock desde os primeiros especiais dos Beatles, em 1963, as nossas sessões representam um tempo em que toda a ideia de rádio estava mudando. Afrouxamos a censura para bandas de rock mais pesadas e fizemos que os técnicos dessem um tratamento mais caprichado para o som das transmissões.”

Encontre sua banda favorita