O baixista britânico Jim Rodford morreu depois de uma queda em sua casa.

Jim Rodford, baixista do The Zombies e ex-membro de The Kinks e Argent, morreu após uma queda em sua casa. Ele tinha 76 anos.

Rodford tinha acabado de voltar para sua casa no Reino Unido depois de uma curta turnê do The Zombies na Flórida. Sua última apresentação foi no dia 14 de janeiro no 30a Songwriters Festival em Miramar Beach, Flórida.

O primo de Rodford, o cantor do The Zombies Rod Argent, escreveu uma homenagem, dizendo:

É com profunda tristeza que eu fui informado que nesta manhã, meu querido primo e amigo de toda uma vida, Jim Rodford, morreu esta manhã depois de uma queda na escada de casa.”

“Quando Colin [Bluntstone] e eu reunimos nossa segunda formação do The Zombies no final de 1999, nosso primeiro telefonema foi para Jim. Ele foi extremamente compromissado, entregue, leal e com umaenergia inacreditável por dezoito anos, e nossa gratidão está além da medida.

“Jim era uma pessoa maravilhosa, amada por todos. Quando Colin e eu, chocados e mal capazes de conversar, compartilharam as notícias esta manhã, Colin disse:” Nunca ouvi ninguém dizer uma palavra ruim sobre ele … “ele será uma incrivel perda!!. Boa noite e Deus abençoe querido amigo “.

Em um comunicado no Facebook, Colin Bluntstone disse: “Estou tão desesperado por ouvir que Jim faleceu ontem à noite! Ainda estou em choque e acho difícil acreditar no que aconteceu. Jim era um personagem tão maravilhoso, amado por Todos os que o conheciam. Ele era um grande baixista e vocalista, um verdadeiro músico que gostava de música, especialmente tocando ao vivo e parecia conhecer todas as bandas com as quais alguma vez tocávamos. Eles viriam para o nosso camarim e costumavam caminhar diretamente pro Rod e eu simplesmente perguntava: “Jim está ao redor?”.

“Nas raras ocasiões em que os zombis entraram em um emaranhado musical, ele tinha a autoridade e a habilidade para sempre nos reencontrar novamente e nós realmente vamos sentir falta de sua jeito e seu belo espírito, ele era uma inspiração e um bom amigo. Eu sou tão orgulhoso de dizer que toquei com Jim Rodford!”

 

Rodford desempenhou um papel importante no início da carreira dos Zombis em 1961, emprestando equipamentos e treinando-os através de seus primeiros ensaios. Ele tocou com o grupo skiffle The Bluetones e com a banda de jazz de Mike Cotton antes de se juntar a Argent em sua banda homônima após a ruptura de The Zombies em 1968.

Argent lançou singles de sucesso como Hold Your Head Up em 1972 e com God Gave Rock & Roll To You (famoso na versão cover do Kiss) no ano seguinte, antes do grupo terminar em 1976. Rodford foi convidado a se juntar aos The Kinks, estreando com o banda no álbum Low Budget de 1979. Ele permaneceu no The Kinks até que eles romperam em 1996.