Em uma entrevista recente com Joe Rock , o guitarrista do TWISTED SISTER , Jay Jay French, revelou que uma vez ameaçou com uma ação legal para impedir que a icônica fabricante de motocicletas Harley-Davidson usasse o nome TWISTED SISTER em conexão com um de seus produtos. Ele disse: “Houve tantas tentativas de usar a marca registrada, e eu tive que processar todo mundo – eu tive que continuar processando as pessoas porque eu tenho a marca registrada. E recebi um telefonema um dia de um cara que representa a Harley-Davidson . Ele disse: ‘Queremos dar um nome ao nosso pneu’ Twisted Sister‘, e fizemos nossa devida diligência e descobrimos que você é o proprietário da marca. E estamos ligando para avisar que usaremos o nome e chamaremos o pneu de ‘ Twisted Sister ‘. E eu disse a ele: ‘Você está realmente me ligando para dizer que está violando minha marca registrada?’ Eu fiquei pasmo. Eu disse: ‘Você está realmente me ligando, dizendo que reconhece que eu possuo a marca registrada, você está me dizendo que não se importa que eu possua a marca, porque você é de uma empresa (Harley-Davidson) com 400 milhões de dólares’ de ativos, e então você vai chamar um pneu de ‘ Twisted Sister‘e você vai me enviar um par de pneus como um agradecimento. É isso que você está me dizendo, certo? E ele disse: ‘Sim’. E eu disse: ‘Dê-me seus números.’ Eu anoto o número dele. Eu desligo o telefone e estou simplesmente furioso. E eu chamei [ele de volta] e isso é o que eu disse a ele. Eu disse: ‘Ei, cara. Jay Jay French [aqui]. Você sabe que o número de telefone para o qual ligou para me encontrar é 212. Ele disse, ‘Sim’. Eu disse: ‘Você sabe o que isso significa, não é? Eu sou um cara de Nova York. Na verdade, sou um judeu nova-iorquino. Isso é o que eu disse a ele. Eu disse: ‘Então é exatamente assim que isso vai acontecer.’ Eu disse: ‘Número um, processei o Six Flags e ganhei.’ Ele disse, ‘O quê?’ Eu disse: ‘Sim. E eles’. E eu os levei ao tribunal por três anos e ganhei. Você fez a devida diligência nisso? ‘ E ele disse: ‘Não, eu não fiz.’ E eu disse: ‘Bem, você deve fazer a devida diligência nisso. Porque eu também derrubei Urban Decay . ‘ E eu disse: ‘Então é assim que vai acontecer. Se você me foder assim, a primeira coisa que farei é assinar uma banda e chamá-los de Harley-Davidsons . Vou mandar algumas palhetas de guitarra e um maldito obrigado. E ele disse: ‘Quanto você quer?’ Eu disse, ‘Eu quero 10 por cento e dois Fat Boys [motocicletas] por ano.’ … E desliguei na cara dele. E ele me ligou de volta no dia seguinte. Ele disse: ‘Nós rescindimos nosso uso do nome.’ E esse foi o fim de tudo.”
Em 2013, os proprietários do food truck Twisted Sister House Of Hunger em Minneapolis, Minnesota, foram forçados a mudar o nome de sua empresa após serem ameaçados com uma ação legal por French . Em uma carta de cessar e desistir, French e seu advogado escreveram: “É a opinião de nosso cliente, com a qual concordamos, que o uso do nome Twisted Sister causará diluição da famosa marca de nosso cliente e causará confusão entre consumidores. ” Em resposta, o proprietário do food truck disse: “Não sei como alguém pode misturar uma caixa de alumínio de 6 metros com uma banda de rock dos anos 80. Nunca nos referimos a nós mesmos apenas como Twisted Sister– estamos na indústria de alimentos, não na indústria de entretenimento. “No final, o proprietário do food truck decidiu que não valia a pena o tempo ou dinheiro de um julgamento. Ele gastou cerca de US $ 3.000 mudando o nome da empresa para House Of Hunger , mas todo o resto permaneceu o mesmo.“
Dirigindo-se às críticas de fãs e outros observadores sobre a decisão do TWISTED SISTER de iniciar a disputa pelo nome, French disse em um comunicado na época: “Eu entendo como histórias como essas parecem Davi vs. Golias . Também entendi como é fácil fazer isso. Tire fotos baratas da minha banda por causa de nossa imagem anterior e da iconografia da MTV dos anos 80. O fato é que a lei de marcas registradas não me dá escolha sobre quem e o que defender. A lei é muito clara: também defender sua marca ou perder os direitos sobre ela.“
“Nos últimos 35 anos, defendi minha marca contra as maiores empresas ( Six Flags , Urban Decay , Harley-Davidson ), bem como dezenas de pequenas empresas”, continuou ele. “A defesa é quase sempre a mesma. Eles primeiro afirmam que nunca ouviram falar da banda e depois dizem que ninguém iria confundir os dois. Eu ganhei todos os casos. A justaposição única das palavras ‘Twisted‘ e ‘Sister” nunca apareceu impresso antes de minha banda usá-lo. Isso foi estabelecido no caso Six Flags . O nome é tão único, como LED ZEPPELIN, que qualquer uso confundiria o mercado, já que o produto ou serviço é de nossa propriedade ou endossado por nós. Além disso, se eu deixar um ir, isso apenas encoraja alguém com o raciocínio de que ‘você não os incomodou, então por que ir atrás de mim.’ Já ouvi isso muitas vezes antes.“
“Quando minha banda começou, nós pensamos em nos chamar de ‘ THE MAX FACTOR ‘. foi uma ideia fofa porque éramos uma ‘banda glam’. Meu advogado na época me disse: ‘Essa é uma má ideia por dois motivos: 1. Você provavelmente será processado por violação de marca registrada e 2. Por que você desejaria negociar com a ideia de outra pessoa? Pense em algo original e único , assim, se você for bem-sucedido, poderá receber o crédito por sua própria criação especial. ‘“
“Eu realmente não entendo por que as pessoas sentem a necessidade de roubar a propriedade de outra pessoa”, acrescentou French . “Talvez eles sejam apenas preguiçosos. Acho que a verdadeira razão pela qual usaram nosso nome e não o chamaram de The Beatles , Rolling Stones ou Motley Crue House Of Hunger é que eles sabiam que seriam processados e talvez pensassem que não o faríamos.”
“Desculpe. Nós pedimos.”
“Eu acredito no jeito americano de ‘arregaçar as mangas’ do empreendedorismo. Tenha orgulho de seu trabalho árduo e engenhosidade. Tenha orgulho de ser único. Forneça um serviço como nós, que as pessoas adoram.“
“Eu só desejo que esses caras tenham esse tipo de sucesso onde você começa do nada, zero, contra todas as probabilidades e tem uma carreira de verdade. Faça isso em seus próprios termos, com suas próprias ideias, fornecendo um ótimo produto ou serviço , apenas não roube dos outros. Esse não é o jeito americano.“
“Como você pode ver, estou orgulhoso do que criamos. Aprendemos que ser original, fiel a você mesmo, trabalhar duro e retribuir compensa de maneiras que ninguém pode imaginar.”