O guitarrista/compositor Jason Becker, virtuoso guitarrista que aos 19 anos descobriu ter esclerose lateral amiotrófica (conhecida também como doença de Lou Gehrig’s), vai se submeter no dia 31 de março a uma operação para drenar o abcesso em seu pulmão. De acordo com sua mãe, Patricia Becker, isto “deve ser um procedimento ambulatorial, se tudo correr bem. Ele está sem antibióticos (por hora) e alguns dos efeitos colaterais cessaram, mas ele ainda tem surtos de falta de ar e batimentos cardíacos rápidos, os quais são um pouco assustadores e causa ansiedade e estresse…” ela disse. “.. mas estamos esperando bons resultados”.
Ela ainda acrescentou “Como Jason disse, ‘Cara, respirar é algo bom’ . Nós estamos todos no modo sobrevivência e trabalhando duro para voltar para o ‘modo normal. E diversão”.
A história de Becker é simplesmente sobre brilhantismo, talento , determinação, adversidade e, ultimamente, triunfo. Uma criança prodígio que na adolescência integrou , junto com seu amigo Marty Friedman, o virtuoso Cacophony. Em 1989, aos 19 anos (depois de impressionar o público em todo mundo), se tornou guitarrista de David Lee Roth, seguindo os passos de Eddie Van Halen e Steve Vai. Ele compôs e gravou no terceiro álbum de Roth, e estava pronto para o estrelato quando um incômodo na perna foi diagnosticada como “doença do neurônio motor”, também conhecida como esclerose lateral amiotrófica, a mesma de Stephen Halking. É uma condição fatal com expectativa de vida de talvez 5 anos… talvez!
Mas isso foi a 30 anos. Ele perdeu a habilidade de tocar guitarra, andar, falar, respirar sozinho. Mas ele nunca perdeu a vontade de viver ou o desejo de criar música. Se comunica através de uma série de movimentos dos olhos com um sistema desenvolvido pelo pai, que possibilita a ele se expressar e compôr. Ele transmite sua visão musical para uma equipe, para que eles coloquem as notas no computador e editem a ponto de que gerem a partitura da parte de cada músico de sua criação. Tudo isso pode ser visto no documentário premiado “Jason Becker – Not Dead Yet“.
O último álbum de Becker, “Triumphants Hearts“, foi lançado no último dezembro e contém a participação de vários deuses da guitarra, como Steve Vai, Neal Schon, Joe Satriani, Steve Morse, Paul Gilbert e Joe Bonamassa.