James Hetfield: aniversariante do dia, frontman é eleito por Jerry Cantrell como “o padrinho” da cena.

by Flávio Farias

James Hetfield está completando 57 anos na data de hoje. O frontman tem um legado imenso na cena Thrash Metal, ainda que hoje em dia a sonoridade do METALLICA esteja longe daquela que fez o quarteto se tornar notório, a banda é referência: e o guitarrista do ALICE IN CHAINS, Jerry Cantrell prestou uma homenagem ao aniversariante de hoje, elegendo-o como um ícone musical.

Em entrevista para o site Loudersound, ele lembrou de quando tocou ao vivo com James:

Há algum tempo atrás, eu e o Sean (Kinnery, baterista do ALICE IN CHAINS) nos encontramos com James Hetfield e Robert Trujillo em Los Angeles para um show beneficente e James me pediu para cantar “Them Bones” e “Would?”. Então nós fizemos essas duas músicas e depois tocamos “Nothing Else Matters”. Foi uma das coisas mais legais que eu já fiz em toda a minha vida.

Em seguida, Cantrell fez uma autoavaliação como guitarrista e incluiu James no mesmo rol:

Como guitarrista, eu venho da escola de Rock Malcolm Young, que é sobre ritmo e composição. Se você fala com alguém, eu não sou realmente conhecido como solista virtuoso. O que importa é ritmo, tom, sensação. Eu acho que James também é da mesma escola.

Ele segue enaltecendo as qualidade de James enquanto frontman:

O que faz de James um grande líder é sua presença física. Ninguém mais comanda o mesmo tipo de respeito e atenção sem que isso seja egoísta ou egocêntrico. Ele é tudo sobre música; tudo sobre diversão, celebração e conexão com os fãs. E isso para mim é realmente inspirador. Especialmente porque ele faz isso há tanto tempo e está no topo disso há anos.

Cantrell prossegue reconhecendo a importância do feito de James Hetfield nos anos 1980 como um dosque colaboraram para a popularização do Thrash Metal que emergia na época:

Ele pegou uma coisa underground e levou para todo o mundo. O METALLICA é uma coisa enorme para mim e para qualquer banda de Hard rock ou Metal.

E finaliza quando perguntado se James entrará para a história como um ícone do Rock:

Ele já tem história, ele é o padrinho, cara!

Autor de alguns dos riffs mais cultuados pelos fãs de Heavy Metal como “Motorbreath”, “Seek & Destroy”, “Whiplash”, “Fight Fight With Fire”, “Battery”, “Master of Puppets”, “Damage Inc.”, “Blackned”, “Dyer’s Eve”, “Enter Sandman”, entre tantos outros, Hetfield carrega consigo a responsabilidade por ser o responsável pela trilha sonora de algumas gerações e certamente as que virão pela frente irão se atentar e reverenciar a este músico que tanto fez pelo estilo.

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish