Há muito tempo o heavy metal deixou de ser apreciado apenas por jovens ocidentais. Em Cazaquistão, na Ásia Central por exemplo, existe uma cena relevante e com nomes como a Jackass Band. Recentemente, o trio lançou o álbum “The World?!”, cujas músicas permeiam pelo folk, metal melódico, thrash metal etc. Essa ‘salada’ sonora se inicia com “War”, uma das músicas mais pesadas. Em seguida, “Отан” chega com um pouco mais de melodia. No entanto, “Sense” é superior neste quesito. Mas a banda também recorre à cultura oriental com músicas como “Håvamål”, um verdadeiro apelo ou chamado com climas densos e pesados.

As texturas sonoras que assinam a atmosfera do álbum, permitem percebermos a musicalidade sofisticada da banda. Arranjos que nos remetem à cultura ancestral da região, assim como elementos clássicos, estão impregnados em canções como “Dødelig Kamp”. No entanto, o grupo poliglota amplia consideravelmente a sua arte executando músicas de várias culturas, como em “Thunderstorm”. No decorrer do disco, você sentirá de perto o esquema versátil que a Jackass Band faz até com o pop rock. Neste lance mais comercial, se confere músicas como “Qui Nous Donne La Vie (Acoustic Version)”, cantada em francês! Mas calma, que ainda tem mais.

A música celta, oriental e ritmos como pop e metal não são bastantes para essa galera. O grupo também apela para a música caribenha com “Amor”, devidamente cantada em castellano. Esta, até agora, é a maior surpresa do álbum, pois misturar merengue com qualquer coisa já tocada aqui, é completamente aleatório. De maneira idêntica – ou quase –, “生活” entrega outra faceta dos músicos com esta música tipicamente japonesa e de nuances suaves. A seguinte, arrepia até os pelos da espinha com a versão plugada de “Qui Nous Donne La Vie”. Esta versão é o oposto da acústica, pois possui uma levada punk rock empolgante.

Já passaram por aqui canções cantadas em inglês, francês, norueguês, espanhol, Japonês, e até na Ucrânia pensaram com a épica e pesada “Сповiдь”. Quem faz sequência, no entanto, é “Расходный материал”, que talvez não configure coincidência em estar ao lado de uma peça ucraniana. “Quarantäne”, a canção que representa a Alemanha, é uma das mais pesadas do álbum e segue bem a escola de Rammstein. Energia tem de sobra aqui, embora a última música deste trabalho, “The World”, não use tanta extravagância, porém é uma perfeita canção de dimensões agradáveis. Posso garantir a você que este “The World?!” será uma experiência e tanto na sua vida.

Ouça “The World?!” pelo Spotify.

Siga a banda pelo Instagram.

https://www.instagram.com/jackass_band

Encontre sua banda favorita