Iron Maiden: veja a forte relação da banda inglesa com o futebol

Publicado originalmente em Torcedores.com

A banda inglesa Iron Maiden está de passagem pelo Brasil apresentando a “Legacy of The Beast Tour”. Após apresentar-se no Rock in Rio e em São Paulo, a banda pousará na quarta-feira (9) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para sua última apresentação em terras tupiniquins. Além de ser considerada uma das grandes bandas de Heavy Metal do mundo, o grupo também é conhecido por sua paixão pelo futebol.

Com exceção do vocalista Bruce Dickinson, que já declarou não ser muito fã do esporte, os demais membros são grandes torcedores. Não apenas da seleção da Inglaterra e times locais, como também praticam o esporte sempre que podem. Inclusive antes do Rock in Rio, o baixista e compositor do Iron Maiden, Steve Harris, aproveitou para jogar uma pelada com lendas do futebol brasileiro.

O grupo jogou ao lado de Donizete e Djalminha, além de ter Bebeto como seu técnico. Assim, o Iron Maiden perdeu de 5 a 4 para time formado pelos ex-jogadores Zé Elias, Vladir Bigode, Luizão Além do organizador do evento Bruno Coimbra, filho do Galinho de Quintino, o Zico. Também participaram da partida o ator José Loreto, o baterista Japinha (CPM 22) e o apresentador Benjamin Back.

Torcedores

O baixista Steve Harris talvez seja o músico mais ligado ao esporte. Torcedor fanático do West Ham, outra equipe tradicional de Londres, Harris chegou a integrar as categorias de base do clube. Posteriormente, o baixista acabou optando pela música.

Já o guitarrista Janick Gers torce pelo Newcastle. Adrian Smith, outro guitarrista, torce pelo Manchester United – apesar de ter nascido em Londres. Por fim, Dave Murray torce pelo Tottenham, equipe do bairro homônimo de Londres.

Nicko McBrain, baterista, é um dos que entraram na onda do futebol. Incentivado por Steve e Janick (outro fanático) ele se juntou ao coro de torcedores do West Ham algumas vezes, e atualmente é figurinha freqüente nos jogos da Donzela.

Apesar de não torcer para nenhum time, o vocalista Bruce Dickinson se notabilizou no mundo do futebol por pilotar um vôo que levava a equipe escocesa do Glasgow Rangers para uma partida da Copa da UEFA – segunda competição mais importante da Europa.

Composição

Harris, que tem o escudo do seu time de coração colado em seu baixo, compôs junto Janick Gears, a música ‘Weekend Warrior’. A canção faz parte do álbum Fear of the Dark (1992), retratando sobre as brigas de torcidas na Inglaterra.

Harris encontrou outra forma para falar de seu amor pelo West Ham na obra do Iron Maiden. Na contracapa do álbum Somewhere in Time (1986), um dos letreiros traz o seguinte placar: West Ham 7 x 3 Arsenal.

Camisa personalizada

O Iron Maiden tem seu próprio time e ficou tão famoso que ganhou até camisa personalizada. O uniforme tem logotipo, o mascote Eddie e tudo mais.

Assim, as camisas de futebol da banda são vendidas no site oficial. Seu tecido é o mesmo utilizado em camisas de futebol profissional e suas cores tem variado ao longo dos anos. Já foi azul, branca, teve detalhes em vermelho, branco e agora chama atenção pela cor cinza.

Futebol e turnê

Na turnê do “Virtual XI”, em 1998, o Iron Maiden usou do futebol como forma de divulgação dos shows e passou a fazer jogos em todas as cidades onde a banda tocava. A decisão de incluir o esporte na temática do disco veio devido a Copa do Mundo de 1998

E na capa do CD há o desenho de um jogo de futebol que parece muito com Brasil x Inglaterra. Neste contexto, no dia 20 de maio de 1998, quando a turnê passava por Portugal, o time do Iron Maiden enfrentou o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Eddie

Outra curiosidade que envolve Iron Maiden e futebol é com Eddie, mascote da banda que aparece na capa dos álbuns. A torcida organizada Força Jovem, do Vasco da Gama, estampa em suas bandeiras e camisas o desenho de Eddie.

Mas neste ano uma polêmica envolveu o mascote e torcidas brasileiras. O lateral-esquerdo Filipe Luís quando desembarcou no Flamengo, usou em sua apresentação uma camisa da banda Iron Maiden, com a estampa do mascote Eddie.

Torcedores do Flamengo criticaram o jogador, porque o símbolo da banda é utilizado pela torcida organizada do Vasco, Força Jovem. A organizada já chegou a até mesmo presentear integrantes da banda durante uma turnê no Brasil.

Encontre sua banda favorita