A britânica Doris Stokes era uma renomada espiritualista e médium profissional, também conhecida por suas obras literárias. Segundo o baixista Steve Harris, o falecimento de Doris em 1987 serviu de inspiração para a criação de um dos maiores clássicos do Iron Maiden, o álbum “Seventh Son Of A Seventh Son”.
Lançado no ano de 1988, “Seventh Son Of A Seventh Son” representa o sétimo trabalho de estúdio da banda britânica e sucede o álbum “Somewhere In Time”. A conexão entre o passamento de Doris e o álbum “Seventh Son Of A Seventh Son” foi compartilhada por Harris no documentário de 2013, intitulado “Maiden England ’88”.
Harris revelou: “Uma ideia surgiu em minha mente: ‘Será que ela tinha a habilidade de prever sua própria partida?’. Fiquei intrigado com essa possibilidade. Escrevi a música ‘The Clairvoyant’ e compartilhei essa ideia com Bruce. Ele prontamente apoiou a sugestão. Assim, nasceu a ideia para outra faixa, ‘Seventh Son Of A Seventh Son’, uma vez que, segundo a crença popular, o sétimo filho de um sétimo filho possuía poderes de clarividência. Com essas duas ideias em mãos, Bruce propôs: ‘Que tal fazermos um álbum conceitual sobre isso?’. E assim, começamos a trilhar esse caminho.”
Doris Stokes, com suas habilidades únicas, deixou uma marca duradoura na música e na inspiração criativa da banda Iron Maiden.
Fonte: Iron Maiden 666