Há exatos 35 anos chegava ao fim a história de Paul Di’Anno como vocalista do Iron Maiden. Naquela noite de 10 de setembro de 1981, em Copenhagem, Dinamarca, Paul realizava seu último show a frente da banda antes de sua demissão.
Lembrando que exatamente doze dias antes, em 29 de agosto, Bruce Dickinson era oficialmente convidado a fazer parte do Maiden. A conversa aconteceu após o show do Samson no Reading Festival. Alguns dias depois, Dickinson já realizou alguns ensaios na banda. Ou seja, Bruce foi contratado ainda com Paul Di’Anno como vocalista.
Alguns fatores foram determinantes para a saída de Paul: a falta de comprometimento, abuso de álcool e drogas culminando diversas vezes com péssimas performances e a necessidade de ter um cantor com um alcance maior podem ser consideradas as principais razões para a demissão.
Mais uma curiosidade. Ao que tudo indica, Paul Di’Anno chegou a trabalhar e ensaiar algumas músicas que estariam no “The Number Of The Beast”. Algo que faz sentido, se lembrarmos que é algo bem normal compor músicas durante turnês. O próprio Paul já declarou que tinha uma fita com gravações desses ensaios, mas que infelizmente a perdeu.
O set list tocado no último show de Paul Di’Anno foi o seguinte:
01 – Sanctuary
02 – Purgatory
03 – Wrathchild
04 – Twilight Zone
05 – Remember Tomorrow
06 – Genghis Khan
07 – Killers
08 – Another Life
09 – Innocent Exile
10 – Running Free
11 – Murders In The Rue Morgue
12 – Phantom Of The Opera
13 – Iron Maiden
14 – Transylvania
15 – Drifter
16 – Prowler
17 – I’ve Got The Fire