Em entrevista recente para a rádio WRIF de Detroit, o baterista do Iron Maiden, Nicko McBrain, compartilhou seus pensamentos sobre os falecimentos recentes de dois colegas de instrumento: Charlie Watts, dos Rolling Stones e Joey Jordison, ex-Slipknot.
Perguntado se Watts foi uma das primeiras influências em sua forma de tocar, McBrain disse :“Oh, com certeza. Charlie era um cronometrista fenomenal – um grande baterista. Há um ditado – eu o disse alguns vezes antes – não é sobre as notas, é sobre o espaço no meio, em tomar a generalidade da música disso. E foi isso que Charlie fez – ele tinha uma sensação incrível na parte de trás do groove”.
“Quando comecei a tocar, eram Ringo [Starr] (Beatles) e Charlie – literalmente foram as duas influências com as quais aprendi, nas quais baseei meu estilo de tocar naquela época. E então o maravilhoso Keith Moon (The Who) apareceu, e John Bonham (Led Zeppelin). Então, esses quatro caras foram minhas principais influências. Mas certamente Charlie é uma perda triste para o mundo da música e para a fraternidade da bateria do outro lado da mesa. Ele vai influenciar todos esses bateristas que estão entrando na música através dos Stones. Ele era um baterista de jazz – ele veio de uma formação jazzística, tradicional; ele também tocava de maneira ortodoxa. Empunhadura combinada também, mas esse era seu estilo principal. Apenas um baterista maravilhoso, maravilhoso.”
Sobre Jordison, McBrain disse: “E Joey, é claro … Você vira oito capítulos abaixo da linha, e você tem esse cara que está tocando nessa velocidade incrível de compasso de compasso [com] uma bela e linda técnica de bumbo. Sou tocador de um único bumbo, mas sempre posso realmente apreciar esses caras que trazem algo mais para a mesa. Então, tendo perdido os dois, é realmente uma grande perda para todos nós”.
Charlie Watts, que desde 1963 fazia parte dos Stones, morreu no último dia 26 de agosto aos 80 anos. Ele estava se recuperando de um procedimento médico não especificado e, por isso, não pode participar da turnê americana da banda, chamada No Filter. Ela seguirá conforme programado, agora com Steve Jordan, velho amigo dos ingleses, assumindo o posto de Wood.
Já Joey Jordison faleceu em 26 de julho aos 46 anos, por causas não reveladas. Ele havia deixado o Slipknot em 2013 e no mesmo ano, fundou a banda Scar the Martyr. Posteriormente, originou o Vimic.
O Iron Maiden está em vias de lançar o seu décimo sétimo álbum de estúdio. “Senjutsu” será revelado no dia 3 de setembro pela gravadora BMG, com produção de Kevin Shirley e co-produção do baixista e fundador Steve Harris.
Link da entrevista: https://omny.fm/shows/talkin-rock-with-meltdown/talkin-rock-with-iron-maidens-nicko-mcbrain-and-mo
Fonte: Blabbermouth.net