Bruce Dickinson disse durante conversa (da tour do livro dele, What Does This Button Do) em Vienna, na Austria, sobre sua técnica de aquecimento vocal antes dos shows e a insistência do Iron Meiden em tocar as músicas no tom original. O Vocalista ainda deu uma palinha cantando trecho do clássico (e à capella) de Revelations.

Ele disse (veja vídeo abaixo): “As pessoas me perguntam, como eu aqueço minha voz antes do show. Bem, eu atualmente faço um aquecimento de 5 minutos, e isso é tudo. Se estamos em turnê, eu faço um pouco mais do que isso, cerca de três a quatro vezes por semana, eu conheço minha voz e eu consigo fazer isso em cerca de cinco minutos e – boom – desde a primeira música, a Aces high (aponta pra cima mostrando como é alta), seguida de Where Eagles Dare (novamente aponta para cima). Então começamos com músicas bem altas , e depois as coisas acalmam um pouco, e fica super difícil no final, com Halloweed (Be Thy Name) e Run To the Hills e músicas desse tipo. Então é um setlist difícil de cantar.

“E nós fazemos tocas as músicas do Maiden, todas no tom original. Não abaixamos o tom como outras pessoas fazem. Nós não queremos fazer isso. Eu acho que se um dia nós tivermos que fazer isso nós faremos, mas não precisamos agora, e eu acho que as músicas soam ótimas graças a isso. Elas foram feitas para serem tocadas naquele tom.”

Só para lembrar (nota do editor) que o Bruce tá cantando tão bem (te afirmo que até melhor) que os primórdios da banda e ele ainda se recuperou de um câncer de pescoço e cabeça, o qual foi diagnosticado no final de 2014 (após finalizar o álbum The Book of Souls). Vida longa ao Air-Siren Raid!

Fonte: Blabbermouth