O guitarrista do IRON MAIDEN , Adrian Smith, falou com Iron Hayden do Triple M Hard N Heavy da Austrália sobre “The Writing On The Wall” , o primeiro single do último álbum da banda, “Senjutsu” . De acordo com Smith , a faixa “quase tem uma sensação folk / country. Não tínhamos feito isso antes. Isso vai surpreender algumas pessoas“.
Depois que Hayden expressou sua surpresa com a menção de uma influência “country” em relação a uma música do MAIDEN , Adrian disse: “Para mim, era mais folk inglês. E se você olhar para a velha música folk inglesa, provavelmente veio para América há centenas de anos, misturada com Cajun, misturada com blues, e então você tem o que você chama de música country americana. Para mim, se você voltar às raízes, é mais folky, eu sinto. “
Smith então esclareceu: “Folky – não funky. Se há uma coisa que o IRON MAIDEN nunca fará, é funk. Por mais que eu ame, mas acho que nunca faremos isso. Não consigo imaginar Steve [ Harris , baixista do MAIDEN ] batendo no baixo … E Nicko [ McBrain , baterista do MAIDEN ] é o baterista de funk mais incrível que você já ouviu. Ele pode fazer qualquer coisa. “
“Senjutsu” foi lançado em 3 de setembro via BMG . O primeiro LP do IRON MAIDEN em seis anos foi gravado em Paris com o produtor Kevin Shirley e co-produzido por Harris .
Para “Senjutsu” – livremente traduzido como “tática e estratégia” – a banda mais uma vez contratou os serviços de Mark Wilkinson para criar a arte da capa com o tema Samurai espetacular, baseada em uma ideia de Harris . Com um tempo de execução de pouco menos de 82 minutos, “Senjutsu” , como seu disco anterior “The Book Of Souls” , é um CD duplo / triplo de vinil.
“Senjutsu” marca o sexto álbum do MAIDEN a ser produzido por Shirley , que trabalhou com o MAIDEN nas últimas duas décadas.