Iron Maiden: 25 anos de “The X Factor”

Há exatamente 25 anos aconteceu uma das maiores surpresas do Heavy Metal, Iron Maiden lançou álbum sem Bruce Dickinson depois de 13 anos junto com o vocalista. Mas antes vamos voltar para ano de 1993, quando o vocalista saiu da banda.

O Iron Maiden estava no auge por causa do álbum Fear Of The Dark, rendeu uma grande turnê que chegou passar até para o Brasil, a turnê do Fear Of The Dark contou com 4 registro ao vivo “Real Live One”, “Read Dead One”, “ Live Donington” e “Raising Hell”, sendo esse ultimo show de despedida do Bruce Dickinson onde no final ele mesmo noticiou os fãs que estava deixando a banda amigavelmente, pois apesar do sucesso que pairava sobre o Iron Maiden, Dickinson não estava mais contente com Heavy Metal e decidiu dedicar carreira solo no lado mais leve, fazendo apenas Rock mais tranquilo.

Então surgiu a dúvida de como seria Maiden sem a voz do Bruce. Em 1995 a resposta veio, Iron Maiden lançou o álbum The X Factor que até hoje é controverso, o vocalista substituto, Blaze Bayley.

The X Factor é um álbum que dividiu os fãs, apesar de muitos até hoje torcerem o nariz outros o defendem. Muitos criticaram o álbum por simplesmente não ter a voz do Bruce, tanto que alguns falam que gostam das músicas como “Sign Of The Cross” ou “Man On The Edge” cantadas ao vivo na voz do antigo vocalista, já outros o abraçaram por mostrar o lado mais obscuro do Iron Maiden, e até com uma pitada mais Prog, Steve Harris mesmo disse que ele estava na sua pior fase que foi o que resultou a parte sombria das músicas. Até mesmo a capa é meio “Death Metal” contendo um Eddie como uma figura “real” cortado ao meio e cérebro exposto.

Não tem como falar de The X Factor sem apontar a diferença dos vocalistas, bom Blaze não foi um desastre igual todos falam, a voz dele encaixou perfeitamente com a atmosfera criada no álbum, mas realmente o Bruce fez falta no ao vivo quando faixas de álbuns anteriores eram tocadas.

Mas o The X Factor não é esse desastre todo que as pessoas falam que foi, isso na verdade parece um papo de viúva, e podem ser citadas faixas além da singles para mostrar que o álbum por completo é uma obra prima, “Blood On World’s Hand”, “Look For The Truth” e “Judgement Of Heaven” são algumas delas, mas 25 anos se passaram e algumas pessoas ainda torcem nariz para ele, claro, gosto cada um tem o seu, mas é injusto apontar como pior álbum do Iron Maiden só pelo fato dele ter seguido um caminho musical diferente dos outros, pois Fear Of The Dark também seguiu um caminho diferente dos outros e é aclamado, tanto que o próprio Bruce Dickinson disse que é fã do Blaze e do álbum, e vamos ser sinceros até nos álbuns atuais a banda busca elementos que marcaram legado do The X Factor.

Encontre sua banda favorita