Iron Maiden: 1993…o pior ano na carreira da banda

Não é segredo que 1993 não foi um dos melhores anos para o Maiden. Na verdade, foi provavelmente o pior ano. Isso ficou claro depois que Bruce anunciou que estava deixando a banda, quase um mês antes do início da nova turnê, dando a Steve & Co. a difícil decisão de continuar com a turnê ou cancelá-la, perdendo assim uma boa quantia de dinheiro e que resultaram em algumas performances horrendas de Bruce em algumas cidades europeias, que fizeram o resto da banda temer a decisão de sair em turnê com alguém que não queria estar lá.

https://www.youtube.com/watch?v=u18tMQL7vpQ

O Maiden tocou sua própria casa em 5 shows, e foram ótimos. O que dá o contexto perfeito para quando Steve disse “A pior coisa era, se ele tivesse feito merda durante toda a turnê, você meio que entenderia. Quando toda a imprensa estava lá, a história era diferente. Ele (Bruce) não teve nenhum problema em alternar boas e péssimas apresentações”

Na Wembley Arena, a banda foi recebida por um público um pouco contido no início, mas Bruce, sabendo que tinha que manter os fãs do Reino Unido perto de sua causa, deu seu coração e na hora que a banda estava tocando a terceira música do set list (Prowler) era como se o Bruce que havia cantado na Europa fosse outro cantor. Isso deu um ânimo de ar fresco para a banda, que obviamente estava se divertindo no palco, como fica claro pelas fotos que foram compartilhadas por revistas de música na época como a Kerrang.

Mas nada é perfeito. Porque durante o show teve um problema com as guitarras que acabou ficando tão ruim que eles tiveram que parar o show, ou melhor, quase parar, porque o Maiden nunca fica parado quando algo acontece. Então, os problemas de som deram ao público de Wembley algo que eles não esperavam e que não acontecia nos shows do Maiden desde 1983, que foi um solo de bateria de Nicko.

De acordo com palavras do gerente de longa data Dick Bell “Quando ele era bom, ele era muito, muito bom, mas quando ele era mau, ele era péssimo. Ele nem se incomodava em cantar dessa maneira em algumas noites, pelo que eu podia ver. Mas Bruce fazia jogos mentais – ele agia como se não soubesse realmente o que estava acontecendo ao seu redor.”

Fonte: Detailed Discography of the Beast

Encontre sua banda favorita