Ira!: a banda que não “dava moral” para ninguém!

A banda Ira! sempre foi polêmica e não fazia o que não queria. Se precisassem brigar com alguém, eles não fugiam da briga. No meio de toda aquela cena do Rock dos anos 80 que estava crescendo, a banda paulistana de Post-Punk chamada Ira! que sempre chamou muito a atenção por sua música e por sua atitude.

Nasi, o vocalista da banda, sempre foi uma pessoa impulsiva e isso gerou algumas intrigas para o grupo. Seu abuso de drogas e álcool, além de sua atitude intensa, fizeram com que a banda entrasse em alguns conflitos. Esses conflitos envolviam até brigas de verdade, onde chegavam a trocar socos, muitas vezes.

O baixista Gaspa também gerou algumas polêmicas. O músico Ritchie o apresentou ao ácido e isso certamente ajudou muito para que o músico do Ira! causasse alguns problemas. Seu jeito excêntrico chegou a trazer problemas até internos, arrumando confusão até com Nasi.

A banda chegou causando polêmica desde o início com sua música Pobre Paulista, uma faixa que foi considerada antissemita. O Ira! deixou claro que não tinha nada a ver com essa temática, mas isso sem dúvida atrapalhou o início da banda. Os músicos foram deixando aquela sonoridade Punk e agressiva dos compactos e flertando com um Post-Punk e guitarras mais limpas no primeiro álbum, sonoridade que acompanhou a banda em sua trajetória.

Ao lançarem o disco de estreia, a faixa Núcleo Base impulsionou as vendas da obra, o que ajudou bem a banda a se manter no topo. A gravação do segundo trabalho já foi mais polêmica: a banda quis a produção de Liminha, grande nome do Rock, mas não se deu muito bem com ele: os músicos não deixavam que as ideias do produtor sobressaíssem àquilo que queriam, gerando muitos atritos.

A banda foi convidada a participar do rograma do Chacrinha, mas, por ser perto do natal, a produção pediu que colocassem gorros de papai Noel, o que negaram; com isso, foram impedidos de entrarem. Mesmo com essa polêmica, a banda ainda teve uma música sua como tema de abertura de novela da Globo: a faixa escolhida foi Flores em Você.


Para saber essa e outras histórias do Ira!, você pode comprar pela Amazon o livro A Ira de Nasi.


O Ira! chegou a tocar no Hollywood Rock, mas conseguiram gerar confusão no festival: a apresentação atrasou e desligaram o som da banda na última música. Isso, com certeza, gerou revolta nos integrantes que demonstraram indignação ainda no palco.

O canal Júlio Ettore no Youtube fez um vídeo completo sobre as polêmicas do Ira!. Quer conferir? Clique abaixo.

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7L5YQQJPL1wrmrdigJavV7
Encontre sua banda favorita