A banda indifferentMonKeY foi formada em 2022. Eles são uma banda de rock alternativo que mistura elementos de rock, eletrônico e trip-hop, criando um som único e eclético que lembra um novo gênero, chamado de “Trip Hop Rock”. É bom esclarecer tais fatos, pois a discografia do grupo irá trazer algo heterogêneo, que forma a personalidade do grupo.
Tal versatilidade faz com que a banda conquiste cada vez mais espaço e soe abrangente, onde um nicho na cena, atraindo fãs que apreciam letras instigantes, sons experimentais e fusão de gêneros seja uma dessas conquistas. As influências ficam por conta de Massive Attack, Prodigy, Black Sabbath ou Portishead, entre outros.
Em seu primeiro ano, a banda conquistou o prêmio de “Melhor Banda 22” na cerimônia de premiação de música ao vivo da Radio Wigwam/Jamma Music em Londres e, como os vencedores do ano passado, foi a atração principal da premiação de 2024 no icônico Bedford, em Bahlam. Também foram recentemente selecionados por Chris Hawkins, da BBC6music, para abrir o popular Highest Point Festival em Lancaster.
Tudo pode parecer que os deixou acomodados, mas eis que eles chegam a um novo single onde provam que pretendem voos ainda mais altos, além de fazerem algo mais básico no que concerne ao rock.
Sim, porque “Painless War” é algo que poderíamos chamar de punk mais moderno, mas não dá pra saber se isso define bem o som. Até porque a música tem tal mote por soar orgânica e com uma agressividade a mais do que eles costumam produzir.
Mas, se formos pegar a versatilidade e a técnica envolvidas, a faixa acaba soando mais abrangente, bebendo em fontes do alternative rock e até mesmo do grunge. Nada anormal, até porque os subestilos mencionados são coirmãos, criadores e criaturas, o que culmina nessa faixa intimista.
Aliás, “Painless War” chega com uma abertura por conta da cozinha que já soa intimista. Apesar de simples, traz uma vibração densa, como o rock gosta. Com os vocais sutis fazendo um contraponto, a faixa vai ganhando corpo até guitarras intrincadas, com um clima de horror, dar ainda mais corpo e o refrão conquistar de vez o ouvinte.
O resultado é uma música sisuda, que prima pelo lado mais rock da banda, dispensando os elementos dos outros estilos que costumam inserir em seu som. Isso faz com que a faixa soe bem característica e mostre um dos lados da banda, o mais pesado!
https://www.facebook.com/indifferentmonkey
https://twitter.com/IndifferentM
https://open.spotify.com/artist/7bsMnbkhVQPlEiI2s5Yxk9
https://soundcloud.com/indifferentmonkey
https://indifferentmonkey.bandcamp.com