Em 18 de abril de 1995, o ICED EARTH lançava o seu terceiro álbum. E “Burnt Offerings” além de ser um clássico da banda, marcava a estreia de dois personagens: o primeiro, Matt Barlow, o carismático vocalista que ficaria marcado para sempre por ser a voz da banda e o baterista Rodney Beasley, mas este deixou apenas este registro com o grupo.
Em “Burnt Offerings“, a banda encerrava um hiato de 4 anos entre dois de seus álbuns. Aliás, esse foi o maior período em que a banda ficou sem lançar um full-lenght em sua carreira. Aqui temos algumas diferenças em relação a “Night of Stormrider“: ainda que hajam faixas em que o Speed/Thrash Metal ainda se mostrem bem latentes, há a inclusão de outros elementos, como o teclado e em algumas partes, mais voltadas ao Heavy Metal, o que seria mais aflorado em “The Dark Saga“, o sucessor.
Então a banda se reuniu no icônico “Morrisound Studios“, em Tampa, Flórida, com Jon Schaffer e Tom Morris na produção. É um disco que reflete as frustrações de seu mentor, Jon, com a indústria musical à época, como ele mesmo afirmou em entrevistas. E isso acabou se mostrando evidentes nas letras, ficando mais evidente na faixa que dá nome ao álbum.
Vamos então destrinchar cada uma das oito faixas deste maravilhoso play que hoje apaga as velinhas:
Temos a faixa título abrindo os trabalhos, com uma atmosfera dark e guitarras que flertam intensamente com o Thrash Metal, ao menos nas estrofes, ficando melódica no refrão e ao longo dos seus sete minutos, é uma música impressionante e que mostra a capacidade criativa de Jon Schaffer. A frase da intro, que diz “Iwas betrayed. Look what yout god has done to me” (“Fui traído. Olhe o que o seu Deus fez comigo“, em tradução livre) fora retirada do filme “Dracula“, de 1992.
Na sequência temos a clássica “Last December” que tem certamente um dos cinco melhores riffs que Schaffer compôs em sua carreira. Além de pesados, eles são assombrosos. Em “Diary“, outra clássica, nos brinda com mais peso em uma música que tem de tudo um pouco: flerte com o Doom, duetos de guitarra, palhetadas cavalgadas e o vocal muito acima da média do estreante Matt Barlow.
A sequência de clássicos continua com “Brainwashed“, onde temos mais riffs cavalgados e um clima simplesmente épico durante toda sua extensão, enquanto que “Burning Oasis” é uma faixa mais calcada no Hard/Heavy, estilo que a banda abordaria mais nos álbuns seguintes, mas sem deixar de lado os riffs pesados como os das faixas anteriores. E aqui destaco o excelente trampo do baterista Rodney Bradley.
“Creator Failure” traz a maior influência da banda, o IRON MAIDEN, porém, sem descaracterizar o Speed Metal que a banda sempre fez, incorporando a influência à identidade sonora. E o resultado foi ótimo. Já “The Pierced Spirit” é uma balada com ótimas melodias de violão e teclado que durante quase dois minutos fazem companhia à agradável voz de Matt Barlow.
Para encerrar, a epopeia chamada Dante’s Inferno, que é outro clássico da banda e do alto de seus dezesseis minutos e constantes mudanças de andamento, mas sempre mantendo um clima denso com muito peso e a palheta nevosa de Jonh Schaffer, fazem este disco se encerrar de maneira brilhante, como foi desde o seu início. E aqui, cabe lembrar que esta faixa fora inspirada no poema “A Divina Comédia“, de Dante Aligheri.
Então em pouco mais de 52 minutos, temos um álbum pesado, denso e ainda que não tenha agradado a todos na época, já que os europeus não ficaram satisfeitos com a pegada menos Thrash Metal dos discos anteriores, em contrapartida, os estadunidenses gostaram do resultado final. Essa divisão de opiniões não impede que o álbum seja o que ele é: um clássico, e suas músicas, obrigatórias nos shows da banda durante estes 25 anos em que ele existe. E hoje é dia de exaltarmos este play esplendoroso, de desejar longa vida ao ICED EARTH. E certamente uma boa opção de play para se escutar hoje. Então coloque “Burnt Offerings” no talo, siga as recomendações da OMS e fique em casa.

Burnt Offerings – Iced Earth
Data de lançamento: 18/04/1995
Gravadora: Century Media
Tracklisting:
01 – Burnt Offerings
02 – Last December
03 – Diary
04 – Brainwashed
05 – Burning Oasis
06 – Creator Failure
07 – The Pirced Spirit
08 – Dante’s Inferno
Lineup:
Matt Barlow – vocal
Jon Schaffer – Guitarra
Randall Shawver – Guitarra
Dave Abell – Baixo
Rodney Beasley – Bateria
Special Guest:
Howard Helm – Teclado