Iced Earth: 29 anos do álbum de estreia

Em 25 de fevereiro de 1991, o ICED EARTH lançava o seu debut álbum. Mas antes de falarmos deste acontecimento, precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente 6 anos, para entendermos todo o contexto e as mudanças de nome do grupo.

É 1985 e Jon Schaffer, então com 16 anos monta a banda que seria o embrião do hoje consagrado ICED EARTH e a batizaria THE ROSE. O nome não vingou e logo ele a rebatizou como PURGATORY. Sob esta nomenclatura, a formação foi se estabilizando e os caras começaram a gravar demos. Porém, em 1988, o líder da banda descobriu que já existia uma banda com o mesmo nome e foi ai que ele deu o derradeiro nome ao seu projeto.

E o cara levou as coisas a sério. Investiu em uma produção profissional, gravou uma demo, chamada “Enter the Realm“, no famoso “Morrisound Studios” e a repercussão foi ótima, lhes rendendo um contrato com a Century Media, dois anos depois. Esta demo continha seis músicas, quatro delas foram utilizadas no homenageado de hoje.

Contrato assinado, era a hora de a banda adentrar ao mesmo “Morrisound“, na companhia do produtor Tom Morris e aprimorar o que fora feito um ano antes em “Enter the Realm“. A masterização da bolacha aconteceu no “Fullersound Studios“, também em Tampa. Vamos botar a bolacha para tocar e dissertar sobre:

O cartão de visitas da banda é a música que leva o nome do álbum e da banda. A música tem ótimos riffs de guitarra, como Jon Schaffer se propôs a fazer durante toda sua carreira, mas aqui o vocalista Gene Adam quase coloca tudo a perder, com uma tentativa quase bisonha de imitar Rob Halford em alguns momentos. Mas a faixa é sensacional assim mesmo, embora eu prefira a versão do “Alive in Athens“, onde eu a conheci.

Written on the Walls” é outra música que nasceu clássica, com várias mudanças interessantes de andamento. É outra canção que conheci no triplo ao vivo dos caras e aqui o vocalista melhorou um pouco sua performance. As palhetadas certeiras de Jon Schaffer fazem a banda flertar com o Thrash Metal em alguns instantes, mas também temos muito de IRON MAIDEN, a banda que inspira o líder do ICED EARTH.

Em “Colors” já temos o esboço do que futuramente se tornaria o som da banda e impressiona a qualidade dos riffs. Gene Adam tem uma performance melhor do que nas faixas anteriores. Excelente som.

Curse the Sky” começa desinteressante, mas logo ela ganha contornos épicos e os excelentes riffs dão as caras, melhorando um pouco as coisas que pareciam se perder na primeira estrofe.

Life and Death” se assemelha com a faixa anterior, tem um começo chatinho, mas quando Jon Schaffer resolve colocar as guitarras mais pesadas, o jogo vira a favor do ICED EARTH e a música ganha um clima excepcional.

Solitude” é instrumental e conta com um lindo dedilhado de violão. Ela serve como uma ponte para “The Funeral” que se mostra  pesada, densa e sombria, do alto de seus seis minutos, que se mostra praticamente instrumental, com apenas uma estrofe que não é cantada e sim recitada pelo vocalista.

A bolacha se encerra com a excelente “When the Night Falls“, que eu também conheci no triplo ao vivo. Aqui na versão de estúdio, ela tem uma intro bem medonha, mas logo logo entram as palhetadas e dão o brilho que esta música tem, cheia de mudanças de andamento, e que com seus nove minutos, fecha esse debut com chave de ouro.

Em pouco mais de 44 minutos temos uma excelente estreia, em que o profissionalismo da banda, então iniciante nos deixa embasbacados. A única ressalva que faço é com relação ao vocalista. No álbum seguinte, o posto seria ocupado por John Greely e mais tarde, pelo genial Matt Barlow, mas isso é história para ser contada em outra oportunidade.

A data de lançamento deste álbum é um pouco controversa, pois oficialmente ele foi lançado em novembro de 1990 na Europa, porém, sem registro exato da data. Então, nós utilizamos para efeitos comemorativos, a data de lançamento da bolacha nos Estados Unidos, que é 25 de fevereiro.

Hoje é dia de exaltar esse debut e desejar uma longa vida ao ICED EARTH, mesmo com todos os problemas egocêntricos de Jon Schaffer, mas o importante é que a banda é relevante e o aniversariante de hoje foi a pedra fundamental.

Iced Earth – Iced Earth
Data de lançamento: 25/02/1991
Gravadora: Century Media

Tracklisting:
01 – Iced Earth
02 – Written on the Walls
03 – Colors
04 – Curse in the Sky
05 – Life and Death
06 – Solitude
07 – The Funeral
08 – When the Night Falls

Lineup:
John Schaffer – Guitarra
Gene Adam – Vocal
Randall Shawver – Guitarra
Dave Abell – Baixo
Mike McGill – Bateria

Encontre sua banda favorita