Ian Paice do DEEP PURPLE e Tomas Haake do MESHUGGAH  são os últimos músicos de hard rock e heavy metal para obter fósseis antigos nomeados após eles. Ophiopetagno Paicei e Muldaster Haakei são dois fósseis de estrelas frágeis extintas recuperadas de rochas de 428 milhões de anos da ilha sueca de Gotland.

“Analisar fósseis do tamanho de um grão de poeira e mergulhar profundamente em padrões evolutivos complexos pode ser devastador”, explica o Dr. Ben Thuy do Museu de História Natural de Luxemburgo, principal autor do estudo. “A música de DEEP PURPLE e MESHUGGAH realmente nos ajudou a desabafar, renovar a inspiração e acalmar nossas mentes.”

Quanto ao porquê dos bateristas foram especificamente escolhidos para serem homenageados, Prof. Mats E. Eriksson , da Universidade de Lund, co-autor do estudo, disse: ” Ian Paice do DEEP PURPLE e Tomas Haake do MESHUGGAH  são dois dos mais prolíficos bateristas influentes de todos os tempos. ” Além disso, o Dr. Thuy é baterista de metal. “Durante o tempo que nosso estudo foi compilado, eu gravei a bateria para o próximo álbum da banda de metal SLEEPERS ‘GUILT de Luxemburgo , então foi uma escolha óbvia para homenagear dois de meus ídolos,” ele explicou.

Os paleontólogos também escolheram homenagear a lenda da arte do metal Joe Petagno .

” Joe tem uma história de inclusão de objetos zoológicos em suas pinturas e forneceu obras de arte para algumas das minhas descobertas de fósseis anteriores”, explicou o Prof. Eriksson . “Nomear um fóssil em sua homenagem já devia ser feito há muito tempo.”

Petagno declarou sobre seu fóssil: “Em minhas fantasias mais loucas (e tenho muitas delas), nunca pensei que teria um fóssil com o meu nome e uma estonteante estrela frágil com mais de 400 milhões de anos. Longe – bem lá fora. Estou realmente honrado. “

Em outubro passado, um fóssil recém-descoberto recebeu o nome do guitarrista Tony Iommi do BLACK SABBATH . Drepanoistodus Iommii , uma criatura parecida com uma enguia que deslizou pelos mares há cerca de 469 milhões de anos, foi encontrada perto de um rio russo.

Os fósseis anteriores foram nomeados em homenagem ao icônico frontman do MOTÖRHEAD , Lemmy Kilmister, e à lenda do heavy metal dinamarquês King Diamond .

“Isso me permite combinar meus casos de amor ao longo da vida com a natureza / ciência e música / arte!” O Prof. Eriksson escreveu. “Não fica mais bonito do que na minha humilde opinião.”