Hidden Treasures: Voltz – Um Novo Sol (2008)

Hidden Treasures era um quadro semanal feito para mostrar bandas do Underground que poderiam perfeitamente ter entrado para o Mainstream. Porém, agora em 2021 ele abordará álbuns de bandas underground, ainda na ativa ou não, que mereciam ser ouvidos por muito mais gente devido à sua qualidade. Para começar bem o ano, o primeiro álbum escolhido é Um Novo Sol (2008), da banda de Pop Rock chamada Voltz.

Voltz foi uma banda de Pop Rock formada em São José dos Campos – SP em janeiro de 1999. De início, a banda foi formada por amigos de escola e amantes da música. O tempo passou e o que era uma diversão foi ganhando maiores proporções e a banda seguiu fazendo shows e gravando álbuns.

Eu conheci a banda em 2012. Meu primeiro contato foi ao ouvir o álbum Ao Vivo 12 Anos da banda. Fiquei muito surpreso de conhecer uma banda tão boa e comecei a divulgá-la mostrando para alguns amigos. Realmente não entendia como a banda ainda não havia atingido a fama, uma vez que seu trabalho era muito bem executado, boas letras e uma melodia bem marcante.

O álbum escolhido conta com ótimas músicas que a banda acabou tocando no seu disco ao vivo e que têm até ótimos videoclipes gravados, como Um Novo Inverno, Olhos Teus, Recompensa e Quando Tudo Acaba.

Um Novo Sol (2008)

01 – Um Ser Maior
02 – Olhos Teus
03 – Recompensa
04 – Um Novo Inverno
05 – Quando Tudo Acaba
06 – Novo Eu
07 – As Margens da Nação
08 – É Difícil
09 – Pensar em Nós Dois
10 – Saudades e Verdades
11 – Nunca Diga Nunca

A formação da banda no álbum contou com Glauber Ribat nos vocais, na guitarra e no violão; Fernando Bozo no baixo e nos vocais de apoio e Pablo Maranho na bateria e na percussão.

Minhas faixas preferidas do álbum são: Quando Tudo Acaba, Pensar em Nós Dois e Nunca Diga Nunca.

Quando Tudo Acaba é uma faixa triste e talvez um dos melhores trabalhos da banda; esta é uma das poucas letras que gravaram sem ser de composição dos integrantes da banda, mas, mesmo assim, podemos notar sua importância no trabalho e um ótimo arranjo de instrumentos e melodias, deixando a música ainda mais intensa e descrevendo a solidão cotidiana de ter que viver sem estar ao lado de quem se ama.

Pensar em Nós Dois talvez seja a faixa mais pedida nos shows da banda ao decorrer de sua trajetória, tendo sido escolhida até como faixa de encerramento do disco 12 Anos Ao Vivo e terminando com o público cantando seu refrão em uníssono; Glauber Ribat disse na entrevista que está no DVD da banda que esta é uma daquelas faixas que ele compôs mais rápido e de forma despretensiosa, mas que acabou sendo marcante para a banda durante toda a carreira; sua letra fala de alguém querendo conquistar a pessoa amada e oferecendo um passeio leve além de momentos felizes juntos.

A última faixa destacada é Nunca Diga Nunca e, para mim, é uma das melhores do trabalho da Voltz; a letra fala sobre não desistir e não tomar decisões precipitadas pois não sabemos como será o futuro; também fala que nas próximas vezes que ele lidar com seus problemas, será de uma outra forma, uma vez que o eu lírico apenas quer paz e viver feliz sua trajetória.

Este álbum gerou ótimas músicas, apresentando uma boa evolução e um amadurecimento musical diante de trabalhos anteriores. Claro que os anos de estrada e as participações em grandes festivais ajudaram nesse amadurecimento, além do entrosamento e da química dos músicos. Faixas como Pensar em Nós DoisRecompensaQuando Tudo Acaba e Nunca Diga Nunca traduzem muito bem a evolução sonora da banda e a apresentação de um ótimo trabalho.

A banda tem um estilo focado no Pop Rock, mas algumas faixas permeiam por sonoridades como o Indie Rock e o Rock and Roll, apresentando a versatilidade da banda. A grande virtude são as letras e melodias marcantes, aliadas a boas linhas instrumentais, principalmente do baixo.

O álbum foi lançado pela gravadora Som Livre depois que a banda ganhou o concurso do Guaraná Antártica Street Festival 2007. Isto abriu as portas para a banda aparecer em alguns programas de TV da época e tocar na rádio também, sendo bem influente no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

O álbum é muito bem gravado, com ótimas músicas, melodias bem marcantes e boas letras, falando de experiências vividas pelos membros da banda e com boas temáticas. Vale muito a pena conferir o trabalho que merecia maior reconhecimento pelos amantes do estilo.

Encontre sua banda favorita