País de origem: Inglaterra
Atividade: 1988 – ?
Gênero: Pagan/Folk Black Metal

O Ragnarok surgiu no ano de 1988, das cinzas da banda de Black/Death Nasty, pelas mãos de Deörþ (vocal/baixo) e Morgoth (guitarra). Logo após, a formação se completou com a entrada do baterista Cernunnos. A partir dai, começaram a construir sua reputação com shows por todo o nordeste da Inglaterra, até que em 1991 lançaram sua primeira Demo, que levava o nome da banda. Ainda nesse mesmo ano soltam sua segunda Demo, “Voluspa”. Com ela, se encerrou a primeira fazer da banda, já que tanto Morgoth quanto Cernunnos saem do Ragnarok devido às famosas diferenças musicais.

Deörþ se vê sozinho e começa a se aprofundar ainda mais na mudança sonora da banda, adicionando Folk ao Pagan Black Metal praticado pelo Ragnarok. Em 1992 o guitarrista Moon se une a banda, que se torna um duo e assim se mantêm por alguns anos. É com essa formação que lançam sua terceira Demo, “Beloved of the Raven God”, no ano de 1995. Ela chama a atenção da Neat Metal, que assina com a banda para o lançamento de seu debut. É nessa mesma época que novas mudanças ocorrem, com a entrada do guitarrista Stenfält, do tecladista Senrith e a substituição de Moon por Ashrath.

https://www.youtube.com/watch?v=tF7SmLDccDs

Com o nome alterado para Ragnarok (UK) – para não ser confundido com o Ragnarok da Noruega -, e com sua nova formação, a banda entra em estúdio para gravar seu debut, “To Mend the Oaken Heart” (96). Mesclando de forma muito original Folk e Black Metal, chamam a atenção por sua originalidade, conseguindo assim uma boa resposta de fãs e imprensa. Após a gravação do álbum, novas mudanças com as saídas de Senrith e Ashrath reduzem novamente o Ragnarok a um duo, e é assim que em 1999 lançam mais um álbum, “Domgeorn”. O que se viu foi um mergulho ainda mais profundo na sonoridade Folk, que em muitos momentos fica até mais em evidência do que o lado Black da banda. Um fato curioso é que “Domgeorn” ganhou uma versão nacional na época, através da Rock Brigade Records.

O momento parecia ser muito positivo para a banda, e no ano seguinte voltam ao estúdio para gravar o sucessor de “Domgeorn”. Infelizmente no meio do processo a Sancturay Records adquiriu a Neat Metal, e no caos que se instalou no processo, acreditem, as gravações simplesmente desapareceram no estúdio onde a banda estava. Tendo perdido metade do novo álbum, Deörþ aparentemente desanimou e a banda encontrou seu fim. Em 2011 foi lançada a compilação intitulada “Of Ages”, que conta com as demos que a banda havia lançado, faixas bônus que saíram nos trabalhos de estúdio, e algumas faixas inéditas, já que ao que tudo indica, em algum momento nos anos que se seguiram ao termino do Ragnarok, Deörþ conseguiu localizar as faixas desaparecidas que deveriam ter feito parte do terceiro álbum da banda.

Ragnarok – To Mend the Oaken Heart
Data de lançamento: 1997
Gravadora: Neat Metal

Tracklist:
1. Hæleð under heofenum
2. Rekindling an Old Flame
3. …and the Earth Shall Be Holy
4. Arose by Another Name
5. Passion to a Golden Dawn
6. Where Once Ravens…
7. Fortuna Imperatrix Mundi
8. Heartfire and Forge
9. To Mend the Oaken Heart

Ragnarok – Domgeorn
Data de lançamento: 1999
Gravadora: Eldenthorn/Neat Metal

Tracklist:
1. Þe him þæt hrefnagod gælð
2. Wodnesuno
3. Þonne wæron we hæleð
4. Sigorleoð
5. Ni fuil an sabras aðragad deað
6. To Wælhealle
7. I Hear the Mountain
8. Legion of Death
9. Hliðescleof
10. Samhain
11. John Barleycorn
12. Þæt Æsctreow
13. Beloved of the Raven God
14. Heart of Steel (Manowar cover) 

Encontre sua banda favorita