Hidden Treasures – Outrora (Brasil)

País de Origem: Brasil
Ano de atividade: 2003 a 2015
Gênero: Pop Rock

Hidden Treasures é um quadro semanal feito para mostrar bandas do Underground que poderiam perfeitamente ter entrado para o Mainstream. No texto de hoje falaremos de uma banda nacional que encerrou suas atividades em 2013 e que poderia ter alçado voos ainda mais altos, atingindo de vez o mainstream. O nome da banda que está no quadro hoje é Outrora.

Outrora foi uma banda formada em Araraquara – SP em 2003 por amigos que se conheciam desde a juventude e que queriam fazer suas próprias músicas e tocar no máximo de lugares possíveis. O vocalista Lucas já conhecia o baterista Marcelo dos tempos de escola e acabou conhecendo tanto o guitarrista Fabio quanto o baixista Caio durante shows pelas cidade, quando ainda eram mais jovens e tocavam em outras bandas. Resolveram, então, se reunir e perceberam que havia afinidade musical entre eles e que tocar juntos sob um mesmo propósito musical poderia valer a pena.

A sonoridade da banda foi bem influenciada pelos trabalhos lançados entre o início dos anos 2000 até por volta de 2010 onde misturavam o Rock, o Ska, o Pop e várias sonoridades diferentes, levando letras mais voltadas para diversão e relacionamentos em seus trabalhos.

Como todo início de banda, as músicas de outros artistas fizeram parte de grande espaço do repertório do Outrora. Porém, com o tempo, a banda foi terminando suas próprias composições e foi colocando em prática aquele sonho de divulgar suas próprias músicas e ver o público cantando-as durante os shows.

A banda já teve seu trabalho exposto na lendária MTV e também em algumas rádios. O trabalho da banda chegou a tocar até em rádios de Brasília – DF. Além de tudo isto, a banda já ter alguns shows “solda out” durante os anos de sua formação aqui no interior de SP.

Outrora possui dois trabalhos lançados, são eles o Entre o Certo e o Duvidoso (2005) e O Vento Vai Mudar (2010).

No primeiro trabalho, a banda ainda buscava sua identidade e sua melhor sonoridade, mas já conseguiu apresentar um trabalho que deixava claro qual era sua proposta sonora e o que pretendiam alcançar com sua música.

Entre o Certo e o Duvidoso (2005)

01. O Erro e a Vida
02. Nem Mais Um Dia
03. Pode Ser
04. A Quem
05. Eu

Já no segundo trabalho, o disco O Vento Vai Mudar (2010), a banda já mais madura, com mais tempo de palco e de entrosamento, conseguiu trazer uma sonoridade mais bem trabalhada, com arranjos mais bem elaborados e com músicas que tocaram muito pelas rádios e que a galera cantava junto nos shows da banda.

O Vento Vai Mudar (2010)

01. A Idade dos Amores Perdidos
02. A Maresia
03. Daqui a Gente Vai Pra onde
04. Ela Disse
05. Ela Está Esperando
06. O Bebado e o Guitarrista
07. O Peso da Palavra Nunca Mais
08. O Vento Vai Mudar
09. Passos Cegos
10. Pra Acontecer

A banda acabou encerrando as atividades porque, com o passar do tempo, os objetivos pessoais de cada um foram mudando. Sendo assim, acabou tornando-se inviável aquela dedicação a este projeto do jeito que ele merecia. O fim das gravadoras e a perda de espaço do Rock no mainstream, principalmente após o fim da MTV, foram situações que também interferiram nos sonhos dos quatro rapazes que almejavam chegar ao topo das paradas de sucesso e viver apenas de sua música, tocando por todo o país.

Alguns marcos que a banda alcançou e que impulsionaram seu reconhecimento, principalmente na região, foram os inúmeros shows que a banda teve ao longo dos anos em que manteve-se ativa, além de shows marcantes como a vez que conseguiram colocar quase duas mil pessoas em uma casa de eventos, isto sendo uma banda totalmente independente. A banda também conseguiu vender mais de duas mil cópias de seu trabalho de estreia, o Entre o Certo e o Duvidoso (2005).

O fim da banda chegou de forma natural, não houve um marco específico ou uma situação que tenha sido determinante para este fim. Com todas as importantes mudanças no cenário musical, começou a ficar um pouco mais difícil de alcançar aquele objetivo inicial. Com isto, a banda começou a diminuir sua busca por casas de show e apresentações em geral, até encerrar suas atividades de vez no ano de 2015.

Os integrantes buscaram novos projetos após o fim da banda. O guitarrista Fabio Rodrigues, por exemplo, formou a Super Over, uma banda de Rock Alternativo/Grunge que acabou lançando ótimos trabalhos e seguiu fazendo vários shows pela região do interior de São Paulo.

Os trabalhos da banda podem ser conferidos pela internet, tanto pelo Youtube quanto pelo Soundcloud.

Outrora foi formada por Lucas nos vocais e guitarra, Fabio Rodrigues na guitarra solo e vocais de apoio, Marcelo na bateria e Caio no baixo.

Encontre sua banda favorita