Hidden Treasures – Mother Love Bone (EUA)

by Helton Grunge

País de Origem: Estados Unidos da América
Ano de Atividade: 1987 – 1990
Gênero: Rock Alternativo

Hidden Treasures é um quadro semanal feito para mostrar bandas do Underground que poderiam perfeitamente ter entrado para o Mainstream. No texto de hoje falaremos de uma banda internacional que encerrou suas atividades nos anos 90 e que poderia ter alçado voos ainda mais altos, atingindo o mainstream. De qualquer forma, é uma banda muito influente para toda uma cena de Rock Alternativo dos anos 90. O nome da banda de hoje é Mother Love Bone.

Mother Love Bone é uma banda de Rock Alternativo formada em Seattle no ano de 1987. O grupo foi muito importante na cena e era muito respeitado pelo seu público na época em que esteve em atividade, ficando a um passo do estrelato.

A banda durou apenas 3 anos, encerrando suas atividades em 1990, após a morte de seu líder e vocalista Andrew Wood. O vocalista era muito carismático e querido na cena underground de Seattle e todos os músicos da região gostavam de seu trabalho e de sua irreverência. Wood, aliás, era um dos melhores amigos de Chris Cornell, líder e vocalista do Soundgarden.

Mother Love Bone acabou lançando apenas 2 trabalhos: um EP chamado Shine (1989) e um álbum chamado Apple (1990). Após isso, o trabalho da banda acabou saindo em algumas coletâneas e fizeram uma coletânea sobre a banda, porém o que foi lançado oficialmente foram apenas o EP e o disco citados.

Diferentemente de outras bandas citadas no quadro, o Mother Love Bone não atingiu o estrelato por falta de tempo: a morte precoce de Wood acabara com os planos da banda e da gravadora, que contava muito com este trabalho para mudar o cenário do Rock na década de 90.

Mother Love Bone apresentava uma sonoridade diferente do que outras bandas estavam fazendo, principalmente na década de 80. Assim como toda uma população jovem de Seattle, a banda queria falar sobre seus problemas, sobre suas angústias, sobre coisas mais reais para seu mundo e não sobre um mundo fictício, perfeito e cheio de glamour que o Rock dos anos 80 trazia em suas letras e mensagens.

A cena de Seattle estava indo muito bem, até porque, por ser uma cidade distante do resto do país, artistas renomados do resto do país e do mundo pouco se deslocavam para fazer shows por lá. Para suprir esta carência, os jovens decidiram criar suas próprias bandas e fazer música.

Pouco tempo depois percebeu-se que havia muito material bom ali sendo gravado e lançado. Principalmente com o fenômeno Nevermind (1991) da banda Nirvana.

Assim como em todas as bandas do que depois viera a ser chamado de Grunge, Mother Love Bone apresentava diferenças sonoras perto das outras bandas. Apesar de temáticas mais obscuras e existencialistas (o que era comum na cena), a sonoridade da banda ainda trazia referências do Hard Rock dos anos 80.

A parte mais curiosa da banda é sua formação: entre os músicos da banda estavam Jeff Ament e Stone Gossard, baixista e guitarrista, que já haviam participado de outra banda da cena que havia acabado (Green River) e que ficaram desolados com a morte de seu grande amigo Andrew Wood. Ambos pensaram em desistir da carreira musical, porém foram incentivados para continuar acreditando e se juntaram a Mike McCready e Matt Cameron (guitarrista e baterista) para tentarem seguir na música. Juntos compuseram algumas músicas instrumentais, mas sabiam que precisavam de letra e, mais do que isso, a banda precisava de um vocalista.

O grupo era amigo de Jack Irons, primeiro baterista do Red Hot Chili Peppers, que indicou um amigo da Califórnia que cantava e sabia compor letras. Este amigo era ninguém menos do que Eddie Vedder. Assim formou-se o Pearl Jam, uma das maiores bandas do Rock Alternativo de todos os tempos e, principalmente, um dos maiores nomes do Grunge.

Mother Love Bone poderia ter sido este expoente e jamais saberemos o que poderia ter acontecido caso Andrew Wood não tivesse morrido de overdose de heroína dias antes do lançamento de seu disco Apple (1990).

Mesmo não tendo atingido o maintream, a banda ficou muito conhecida no underground de Seattle na época e era muito cotada pelos músicos e amigos de outras bandas para atingir o sucesso, tal era a qualidade de suas músicas e o potencial da banda.

Shine (1989)

01. Thru Fadeway
02. Mindshaker Meltdown
03. Half Ass Monkey Boy
04. Chloe Dancer/Chrown of Thorns

Apple (1990)

01. This Is Shangrila
02. Stardog Champion
03. Holy Roller
04. Bone China
05. Come Bite the Apple
06. Stargazer
07. Heartshine
08. Captain Hi-Top
09. Man of Golden Words
10. Capricorn Sister
11. Gentle Groove
12. Mr. Danny Boy
13. Crown or Thorns

Um episódio triste e comovente dessa história foi o fato de esperarem Chris Cornell ver o corpo do amigo Andrew Wood antes de terminarem o enterro. Chris não estava presente e, quando soube da notícia, foi aos prantos e correndo para dar seu adeus a ele. Os amigos presentes pediram para que a cerimônia demorasse um pouco mais para que Cornell pudesse chegar e se despedir de seu grande amigo.

Formação:

Andrew Wood – Vocalista
Bruce Fairweather – Guitarra
Greg Gilmore – Bateria
Stone Gossard – Guitarra
Jeff Ament – Baixo

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish