País de origem: Brasil
Período em atividade: 1998 – 2008
Gênero: Heavy Metal / Thrash Metal / Hard Rock

Mesclando Heavy, Thrash e um pouco de Hard Rock, a banda MonsteR iniciou sua trajetória em Fevereiro de 1998, na cidade de São Paulo, durante uma jam realizada por Paulo Anhaia – vulgo Paul X (voz e baixo), Renato “Stone” (guitarra) e Evandro “E.V.” Sword (bateria), onde a química foi tamanha que ao final do dia o trio já dispunha de sua primeira composição praticamente pronta. Alguns meses depois, foi lançada a demo tape “Worst Nightmare”, feita de maneira completamente independente, e que impressiona sobretudo pela qualidade da gravação, muito superior aos padrões da época. Mais de 800 cópias da fita foram distribuídas, gerando uma ótima repercussão.

Os preparativos para o primeiro álbum cheio começaram na metade do ano seguinte. Sempre visando a excelência, o grupo optou por realizar as sessões de gravação no estúdio Midas, um dos maiores e mais conceituados do país, com a produção assinada pelo próprio Paulo Anhaia, que já possuía vasta experiência no ramo. “The Nightmare Continues…” viu a luz do dia somente na temporada de 2001, sendo que em 2000 foi disponibilizada uma pequena prévia, sob a alcunha de “The 1st Single”, contendo duas músicas: “Fire (Burn)” e “Why Don’t You Wake Up?”. O disco, à princípio, saiu de forma independente, mas logo recebeu um bom reforço em sua distribuição, através de parceria firmada entre a banda e o selo Louder Music, obtendo assim grande destaque dentro do cenário nacional, não só pelo alto nível das composições, mas também pelo exemplar trabalho de marketing que foi executado.

Após diversos shows em divulgação do disco de estreia (incluindo a abertura para o Children Of Bodom durante sua primeira passagem pelo Brasil), o MonsteR retorna em 2004 com “No One Can Stop Us!!!”, gravado parte no Midas, parte no estúdio particular da banda. O álbum contém, além de quatro canções inéditas, o chamado “SP Metal Medley”, composto por poderosas versões em inglês para clássicos do Heavy Metal nacional dos anos 80, e mais dois sons antigos registrados ao vivo. Aqui o grupo adicionou uma dose extra de peso à sua sonoridade, mas sem deixar de lado a veia Hard ‘n’ Heavy pulsante, vigorosa e divertida que já lhe era característica.

A fim de saciar a sede que os fãs ainda tinham por músicas novas, o trio não tardou em voltar ao estúdio, e dessa forma nasceu o seu terceiro e derradeiro full-lenght, “Harder, Thicker & Longer”, lançado em Novembro de 2005. Mais um excelente registro, com produção de nível internacional, que manteve o MonsteR no panteão do underground brasileiro, e brindou-nos com ótimas canções como “Monster’s On The Loose”, “Shut The Fuck Up” e “The Show Is Not Over Yet”, essa última feita em homenagem ao guitarrista Dimebag Darrell, assassinado durante uma apresentação com sua banda Damageplan em Columbus, Ohio (EUA), no final de 2004.

Em 2006 se dá a saída de Renato Stone, por motivos que não ficaram totalmente esclarecidos, havendo diferentes versões das partes envolvidas. Daniel Iasbeck, à época guitarrista do grupo de Hard Rock Exxótica, tocou como substituto em alguns shows, até a integração de Luiz Portinari, que havia feito parte de bandas como Thoten e Avantgard. No ano seguinte, Paul X, E.V. Sword e Portinari disponibilizaram duas novas músicas em formato digital, “Invencível” e “O Pior que Há em Você”, para então anunciar uma surpreendente e ousada mudança estrutural: o grupo passaria a se chamar UmonstrU, devido à questões legais, e também para firmar sua nova proposta de cantar em português.

Infelizmente, o plano não saiu como o esperado: a novidade não foi bem aceita pelo público, causando a volta do nome original. Então, no ano de 2008, o trio decidiu encerrar permanentemente suas atividades, para que os músicos pudessem seguir com outros projetos, mas não sem antes fazer um show de despedida no saudoso Blackmore Rock Bar, em São Paulo, e lançar o seu “DVD Ensaio”, gravado durante um show intimista para poucos fãs e amigos em Junho de 2007.

Passados 8 anos, o MonsteR se reuniu para única apresentação no festival Brasil Metal Union de 2016, o famoso BMU – onde já havia tocado outras 3 vezes – com Paul X, E.V. Sword e Daniel Iasbeck, em uma atuação absolutamente memorável.

DISCOGRAFIA:

Worst Nightmare (demo, 1998)

Tracklist:
01 – Lose In The End
02 – Worst Nightmare
03 – Monster
04 – If You Can’t Trust Me

Formação:
Paul X – vocal e baixo
Renato Stone – guitarra
E.V. Sword – bateria

The Nightmare Continues… (full-lenght, 2001)

Tracklist:
01 – Why Don’t You Wake Up?
02 – If You Can’t Trust Me
03 – Everyone Seems To Have The Truth
04 – Fire (Burn)
05 – Too Much Money
06 – Worst Nightmare
07 – Monster
08 – The Hangman
09 – Prostitute Yourself
10 – Lose In The End
11 – The New “The Best”
12 – Rain (Kiss cover)
13 – Diamonds And Rust (Judas Priest / Joan Baez cover)

Formação:
Paul X – vocal e baixo
Renato Stone – guitarra
E.V. Sword – bateria

No One Can Stop Us!!! (full-lenght, 2004)

Tracklist:
01 – At Last
02 – A Toast To Your Life
03 – No One Can Stop Us!!!
04 – Over The Edge
05 – Metallic Mission (Avenger cover)
06 – Riding On Two Wheels (Centúrias cover)
07 – Angels Of Darkness (Salário Mínimo cover)
08 – Metalhead (Salário Mínimo cover)
09 – Salem, The City Of Witches (Harppia cover)
10 – Sanctuary (Santuário cover)
11 – Spartacus, The King Gladiator (Santuário cover)
12 – Battle At Anthares Setor (Vírus cover)
13 – If You Can Trust Me (live)
14 – Monster (live)

Formação:
Paul X – vocal e baixo
Renato Stone – guitarra
E.V. Sword – bateria

Harder, Thicker & Longer (full-lenght, 2005)

Tracklist:
01 – Monster’s On The Loose
02 – Us Against The World
03 – Shut The Fuck Up
04 – All In Vain
05 – Women (They’re Mine)
06 – This Is Your Story
07 – No One Gets Out Alive
08 – You Belong To Me
09 – That’s Why I’ve Killed The President
10 – Evil By Nature
11 – Get Me Out
12 – The Show Is Not Over Yet
13 – Metal Boy

Formação:
Paul X – vocal e baixo
Renato Stone – guitarra
E.V. Sword – bateria

Encontre sua banda favorita