País de origem: Estados Unidos
Período em atividade: 1985 – 1986
Gênero: Heavy Metal / Hard Rock

Este supergrupo foi fundado em 1985, nos Estados Unidos, inicialmente sob a alcunha de Driver, e seu line-up original contava com Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen) nos vocais, Kurt James (Steeler, Black Sheep) na guitarra, Rudy Sarzo (Quiet Riot, Ozzy Osbourne, Hear ‘n Aid) no baixo e Tommy Aldridge (Ozzy Osbourne, Gary Moore, Hear ‘n Aid) no comando das baquetas.

Ainda no estágio inicial do projeto, James foi substituído por Craig Goldy (Hear ‘n Aid), e logo após, Soto deu lugar a Jeff Fenholt (Black Sabbath, Joshua Perahia).

Durante a pré-produção do álbum de estreia, houveram novas mudanças na formação, que viriam a ser definitivas: o virtuoso guitarrista Tony MacAlpine assumiu as seis cordas no lugar de Goldy, que à época ingressava na banda de Ronnie James Dio; e o posto de vocalista, que até então pertencia a Fenholt, ficou a cargo do promissor Rob Rock. Com o line-up estabilizado, o grupo resolve mudar seu nome para M.A.R.S., que nada mais é do que uma sigla com as iniciais dos sobrenomes de cada integrante (MacAlpine, Aldridge, Rock e Sarzo).

Gravado no Prairie Sun Recording Studios, em Cotati, Califórnia, e produzido por Mike Varney, “Project: Driver” finalmente viu a luz do dia em meados de 1986. Seu direcionamento sonoro é uma poderosa mescla entre o Heavy Metal e o Hard Rock – com pitadas de Speed Metal – feita de maneira bastante homogênea, esbanjando bom gosto, técnica e virtuosismo (cortesia de MacAlpine). O álbum foi distribuído pela Shrapnel Records no território norte-americano, e pela Roadrunner Records na Europa.

As opiniões da crítica especializada sobre o registro são mistas. Enquanto alguns veículos de mídia da época exaltaram o trabalho – por vezes comparando-o com “Rising Force”, de Yngwie Malmsteen – críticas mais atuais o classificaram como clichê, datado e sem sinergia.

Infelizmente, pouco tempo após “Project: Driver” ser colocado no mercado, os músicos resolveram seguir caminhos distintos, e consequentemente, o projeto foi dado como encerrado.

https://www.youtube.com/watch?v=ggZX4GcWbiw
M.A.R.S. – Project: Driver (1986)
Data de lançamento: ??/??/1986
Gravadora: Shrapnel Records / Roadrunner Records

Tracklist:
01 – Nations On Fire
02 – Writings On The Wall
03 – Stand Up And Fight
04 – Nostradamus
05 – Unknown Survivor
06 – Fantasy
07 – Slave To My Touch
08 – I Can See It In Your Eyes
09 – You And I

Formação:
Rob Rock – voz
Tony MacAlpine – guitarra e teclado
Rudy Sarzo – baixo
Tommy Aldridge – bateria