Hidden Treasures: Executer (Brasil)

Hoje é dia de desbravar o rico e vasto interior de São Paulo. Falando mais especificamente, a simpática cidade de Amparo, pertencente ao famoso “Circuito das Águas Paulista”, que abrange também os municípios de Águas de Lindóia, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

O Executer, grupo de Thrash Metal oriundo de Amparo, foi fundado no ano de 1987 por Juca (vocal e baixo), Elias (guitarra), Paulo (guitarra) e Béba (bateria), influenciados por ícones como Exodus, Whiplash, Destruction, Kreator, Overkill e outros. Entre 1988 e 1989, a banda gravou três demo tapes, sendo elas “Prisioner Of Darkness”, “Hate And Violence” e “Demo Tape III”. Em 1991 veio o primeiro full-lenght, batizado de “Rotten Authorities”, e lançado pelo selo Heavy Metal Maniac (que mais tarde viria a se tornar Hellion Records). De sonoridade rápida e visceral, o disco teve uma boa repercussão Brasil afora, porém, devido a problemas pessoais, o baterista Béba deixou a banda, que se viu assim obrigada a interromper suas atividades.

O retorno ocorreu somente no ano de 2001, com a formação original, mas agora com Juca alocado exclusivamente nos vocais e Paulo assumindo as quatro cordas, deixando Elias como o único guitarrista. O segundo álbum, “Psychotic Mind”, saiu em 2003, e evidenciou a evolução técnica e criativa dos músicos. Foi uma época frutífera para a banda, que teve a oportunidade de se apresentar ao lado de nomes como Exodus, U.D.O. e Shaman.

O trabalho continuou a todo vapor nos anos subsequentes. Em 2005, o grupo relançou seu debut “Rotten Authorities” em CD, para no ano seguinte gravar e disponibilizar o seu terceiro trabalho de estúdio, intitulado “Welcome To Your Hell”, que assim como os seus antecessores foi muito bem recebido por público e crítica. 2007, infelizmente, trouxe um novo período de hiato para a banda, devido à mudança do vocalista Juca para a Europa.

Passados quase 5 anos, com o retorno do frontman ao Brasil, a inevitável reunião finalmente aconteceu. Em 2012, ano que marcou o 25º aniversário da banda, um audacioso projeto tomou forma: o Executer Fest, evento realizado em Amparo, que foi devidamente captado e gerou o DVD “25 Years Thrashing Heads”, lançado no ano seguinte. O festival teve ao todo 3 edições, e além é claro dos anfitriões, contou com nomes do calibre de Ratos de Porão, Torture Squad, Nervosa, Anthares, MX (primeiro show do retorno, em 2012), Andralls, Salário Mínimo, Ação Direta, Blasthrash, entre outros.

Embalado com o sucesso de suas mais recentes empreitadas, o quarteto lança “Helliday” (2014), seu quarto e derradeiro álbum de inéditas. O disco manteve o alto padrão de qualidade pelo qual a banda prezou durante toda sua trajetória, e isso levou os caras a alcançarem um feito inédito: uma turnê européia, com 19 datas divididas entre Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra.

Em 2016 ocorre o afastamento de Béba, por motivos familiares, sendo substituído nos shows por Bruno Meba (ex-Pentacrostic). Os tempos que se seguiram foram de idas e vindas, até que, no ano de 2018, o Executer infelizmente encerra de vez suas atividades.

Discografia

Rotten Authorities (1991)
Gravadora: Heavy Metal Maniac

Faixas:
01 – You’ll Come Back Before Dying
02 – No Destiny
03 – Rotten Authorities
04 – Flight To The Other Side
05 – Money
06 – Humbug Lines
07 – Violence
08 – To Clean The Filthiness
09 – O.A.O
Psychotic Mind (2003)
Gravadora: Hellion Records

Faixas:
01 – Intro
02 – Lost Angels
03 – Suffering And Pain
04 – No More Racism
05 – Message To The Weak Ones
06 – Involuntary Suicide
07 – Chaos Memories
08 – Psychotic Mind
09 – Black September
Welcome To Your Hell (2006)
Gravadora: lançado de forma independente

Faixas:
01 – And The Rottenness Goes On…
02 – 13
03 – Lead Years
04 – Sick World
05 – Murderers’ Lies, Salvation Of The Powerful Ones
06 – My Hell
07 – Inspiration For Crime
08 – The Big Black Abyss
09 – Cause And Effect
10 – Power Thrashing Death (Whiplash cover)
Helliday (2014)
Gravadora: Kill Again Records

Faixas:
01 – Helliday
02 – 4:00 A.M. (Insomnia)
03 – No Sense
04 – Damn Speech
05 – Brain Washing Machine
06 – Hangover
07 – Deadly Virus
08 – The Big Pocket Of The Shark

Encontre sua banda favorita