É meus amigos, o Heavy Metal na Noruega não se resume apenas ao Metal Negro. Surgida na cidade de Trondhein em meados da década de 2010, o Bokassa consegue atingir em seu trabalho de estreia um nível de maturidade e autenticidade raros na cena mundial.

“Divide and Conquer” é o primeiro álbum completo da banda. Antes dele, os EPs “The Great Northern Roadkill” (2014, clara referência ao Pantera no título) e “War on Everything” (2016) deram ao mundo um abre alas de que um novo ‘hidden treasure’ estava surgindo.

Apesar de ter apenas 32 minutos de duração, o trabalho é impactante, potente, sendo capaz de levar o ouvinte a viajar no mundo do Rock, Punk, Hardcore, Heavy Metal e Stoner já que essas influências estão espalhadas em todas as faixas.

A instrumental “Impending Doom” faz com perfeição o trabalho de abertura, com uma melodia mais lenta que descamba em um riff tipicamente Stoner que bandas como o Black Label Society por exemplo, assinariam embaixo. Aí a pancadaria começa com “Last Night (Was a Real Massacre)” e sem muito esforço, detectamos que bandas como Sex Pistols e Metallica andam de mãos dadas como ditando o andamento da música.

“Walker Texas Danger” tem um sensacional clipe (assista abaixo) e tem uma pitada de Horror Metal, uma mistura entre Metallica e Ghost. “Crocsodile Dundee” é puro Hardcore, com backing vocals que dão aquele climão Punk, uma aula de criatividade. “Genocidal Tendencies” tem uma interessante levada de bateria e riffs que vão grudar como chiclete em sua cabeça (ouça o riff que se inicia por volta dos 3’15” e enlouqueça). “Five Finger Fuckhead” é rápida, insana e a linha vocal é a mais rápida de todo o trabalho.

“Immortal Space Pirate (The Stoner Anthem)” encerra de forma épica que só gênios conseguem bolá-las. Fazer uma faixa tipicamente Stoner com tamanha desenvoltura, densidade e conseguindo fazer Power Metal em algumas passagens não é para qualquer um. É uma composição que gente como James Hetfield e Zakk Wylde assinariam com gosto.

Tudo aqui é fortificante, e a mistura de ritmos, mudanças de sonoridade, são a alma do negócio. Certa vez, Lars Ulrich declarou que o Bokassa era sua banda nova favorita. Dá pra notar a forte influência da lendária banda em todas as músicas de “Divide and Conquer” e no mais recente trabalho, “Crimson Riders” (2019). Para aqueles que gostam de música autêntica, que mostra sua cara e que não se prende a fazer sempre a mesma coisa, dê atenção ao Bokassa que apesar do nome esquisito, é uma bandaça e felizmente, continua na ativa. Descubra-os!

Bokassa – Divide and Conquer (2017)
Data de lançamento: 25/03/2017
Gravadora: All Good Clean Records Label

TRACKLIST
01 – Impending Doom
02 – Last Night (Was a Real Massacre)
03 – Walker Texas Danger
04 – Crocsodile Dundee
05 – Genocidal Tendencies
06 – Five Finger Fuckhead
07 – Here Goes Nothing
08 – Retaliation
09 – Immortal Space Pirate (The Stoner Anthem)

FORMAÇÃO
Olav Dowkes – bateria
Jorn Kaarstad – vocal, guitarra
Bard Linga – baixo


Encontre sua banda favorita