Hidden Treasures: Asgard – In the Ancient Days (1986)

No meio da música, você ter um ótimo álbum em mãos não é sinônimo de sucesso, e no Heavy Metal obviamente isso não é diferente. É comum nos depararmos com artistas que lançaram álbuns de grande qualidade, mas que por algum motivo acabaram “passando batido” pelo grande público. Esse é o caso dos holandeses do Asgard e de seu ótimo e único álbum de estúdio, “In the Ancient Days”.

Surgida em 1983 com o não muito original nome de Angel Dust, e praticando um Power/Thrash, o quinteto formado por Rene “Bok” Tholen (vocal), Catrinus Homan e Appie van der Lei (guitarras), Peter Visscher (baixo) e Harry Gravers (bateria) lançou 3 demos, até que em 1985 assinaram com a alemã Noise Records. Foi nesse momento que mudaram seu nome para o ainda menos original Asgard, e partiram para o estúdio com o produtor Ingo Nowotny para gravar o seu álbum de estreia.

No ano seguinte a banda lança “In the Ancient Days”, composto por 8 músicas e apresentando um Speed Metal veloz, pesado e enérgico. Pode parecer absurdo o que falarei agora, mas é justamente esse o ponto que acabou por prejudicar o trabalho da banda. Obstante a qualidade muito acima da média das canções aqui presentes, a verdade é que o Asgard chegou alguns anos atrasado na cena, já que seu Speed metal não apresentava nada de novo e que já não tivesse sido ouvido em álbuns de outras bandas mais renomadas.

Isso quer dizer que “In the Ancient Days” é um álbum fraco e descartável? De forma alguma, afinal, um trabalho que abre com uma verdadeira pedrada como Before The Morning, com seus riffs marcantes e bateria explosiva, nunca será apenas mais um. “High Society” mantém a velocidade lá em cima, e pode vir a te remeter ao Venom em alguns momentos, assim como “Possessed By Evil”. Witche’s Brew se mostra mais variada e tem um ar mais épico, graças aos seus mais de 7 minutos de duração. “Hounds Of Hell” e “Screaming Knight” são mais duas pauladas, enquanto a instrumental “Granadinas”, tocada com uma guitarra flamenca, é um belo momento meio a pancadaria desenfreada. O álbum se encerra com a não menos ótima e pesada “Metal Tonight”.

Infelizmente as vendas não foram das melhores, e na sequência do lançamento o Asgard teve seu contrato com a Noise encerrado. Uma demo chegou a ser lançada em 1987, mas acabou não vingando, e em 1990 a banda encerrou oficialmente suas atividades. Para nós, ficou mais um desses clássicos obscuros e imperdíveis.

Tracklist
01 – Before The Morning
02 – High Society
03 – Possessed By Evil​
04 – Witche’s Brew
05 – Hounds Of Hell​
06 – Screaming Knight
07 – Granadinas
08 – Metal Tonight

https://www.youtube.com/watch?v=WGvHDYceT08
Encontre sua banda favorita