Como alguns de vocês já devem saber, o quadro Hidden Treasures ganhou um novo formato em 2021. Agora, ao invés de abordarmos grupos acima da média que já encerraram atividades e, por qualquer motivo, caíram no esquecimento, voltamos as nossas atenções especificamente a discos injustiçados de bandas diversas dentro do underground mundial, estando elas na ativa ou não. O tema de hoje é “Pacto Con El Diablo“, trabalho de estreia do Angeles Del Infierno.
Não é incorreto afirmar que o público brasileiro consumidor de Heavy Metal, de maneira geral, possui uma certa aversão em se tratando de bandas que adotam idiomas que não sejam o inglês – sim, infelizmente isso se aplica ao português também – portanto, inúmeras pérolas do estilo não obtiveram qualquer tipo de visibilidade em nosso país. Um ótimo exemplo disso é o Angeles Del Infierno, quinteto oriundo da Espanha e fundado no ano de 1980, que soltou um punhado de álbuns excepcionais durante sua primeira década de existência, encontra-se na estrada até hoje, e mesmo assim muitos fãs de Metal daqui nunca sequer ouviram falar.
“Pacto Con El Diablo” é o registro de estreia do grupo, que à época era composto por Juan Gallardo no vocal, Robert Álvarez e Manu Garcia nas guitarras, Santi Rubio no baixo, e Iñaki Munita no comando das baquetas. O álbum possui 10 faixas, distribuídas em pouco mais de 37 minutos, e a hipotética tarefa de selecionar os destaques dentre elas seria árdua, tamanha a qualidade do material.
A bolacha se inicia com a arrasa-quarteirão “Maldito Sea Tu Nombre” – a preferida deste que vos fala – seguida da poderosa “Rocker“, e o hino “Unidos Por El Rock“. Algo que se evidencia por toda a obra são os potentes vocais agudos de Gallardo, os riffs de guitarra da dupla Álvarez e Garcia, sempre dinâmicos e marcantes, e os refrães altamente pegajosos. “Esclavos De La Noche” e “Sombras En La Oscuridad” conquistam plenamente até o mais cético dos ouvintes, e precedem outra canção que todo autoproclamado headbanger deveria simplesmente idolatrar: a apocalíptica e primorosa “El Principio Del Fin“. Se engana quem pensa que o trabalho perde força em sua reta final, pois temos aqui nada menos que “Condenados A Vivir“, a impactante “Sangre“, com sua cadência vigorosa, e o encerramento apoteótico com a letal dobradinha “No Juegues Con Fuego” e “Es Un Pacto Con El Diablo“.
Caso o leitor tenha se identificado com as duras palavras proferidas no início da matéria, sugiro que deixe de lado a relutância, abra bem a mente e ouça essa verdadeira obra-prima com máxima atenção e carinho possíveis. Digo mais: procure, explore, descubra, se interesse. Garanto que a jornada será extremamente prazerosa, afinal, a música pesada é muito mais rica, interessante e abrangente do que se pode imaginar.
Tracklist:
01 – Maldito Sea Tu Nombre
02 – Rocker
03 – Unidos Por El Rock
04 – Esclavos De La Noche
05 – Sombras En La Oscuridad
06 – El Principio Del Fin
07 – Condenados A Vivir
08 – Sangre
09 – No Juegues Con Fuego
10 – Es Un Pacto Con El Diablo
Formação:
Juan Gallardo – vocal
Robert Álvarez – guitarra
Manu Garcia – guitarra
Santi Rubio – baixo
Iñaki Munita – bateria
Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android