País de Origem: França
Anos em atividade: 1994 – 1997
Estilo: Doom/Progressive/Heavy Metal
Muitos podem associar Matemática e Metal como elementos criados por estilos como Mathcore, também conhecidos como Chaoscore, ou Techcore, porém, no início dos anos 90, a veterana banda de Doom Metal, Candlamass, informava aos seus fãs sua dissolução e fim de uma história de muitas glorias em prol do Metal.
Com a separação dos membros, um dos mais ilustres músicos do Candlemass, Leif Edling (baixista), reúne alguns amigos, excelentes músicos, para criar o projeto Abstrackt Álgebra, que em 1994 apresenta o disco homônimo, onde Metal e Matemática se aliam para uma saga primorosa, soberba e de extrema qualidade em um registro atemporal.
Para esse trabalho, Lief convoda o guitarrista sueco, Mike Wead, que inclusive já produziu obras de Yngwie Malmsteen e é considerado um dos principais músicos de seu país. Os vocais foram de responsabilidade de Mats Leven, que possui um timbre mais grave e neste registro, deixa uma excelente performance do início ao fim.
O álbum que em pesquisas se apresenta como uma obra de Doom Metal em grande parte dos veículos que o analisam, na modesta opinião deste redator, é ainda mais técnico e detalhistas, não podendo ser rotulado em apenas um único gênero.
O único registro lançado pelo Abstrakt Álgebra, é carregado de sessões progressivas e técnicas, além de possuir muito de Heavy Metal e Power Metal, é uma obra em sua contextualização geral, muito distante de tudo que já fora lançado pelo Candlemass.
Com apenas 08 músicas, o disco é simplesmente perfeito e não possui sequer, um único momento de queda, ou faixa que possa desqualificar o projeto. Existia a intenção de se gravar um segundo registro para o Abstrakt Álgebra, mas a pouca venda do álbum e sem interesse das grandes gravadoras, o sucessor deste primeiro disco, acabou entrando no esquecimento. Alie-se a isso, a convocação de Marcolin (vocalista do Candlemass), a uma reunião do Candlemass e retomada das atividades, que fizeram Lief Edling abortar a missão de continuar com o seu projeto.
Com isso, temos aqui um trabalho único, excelente, digno de nota 10 e que infelizmente, não passará disso, pois Lief jamais mencionou qualquer perspectiva de um dia retomar as atividades e nos brindar com um segundo disco do Abstrackt Álgebra, mesmo passados mais de 26 anos de lançamento do primeiro registro do projeto.
Tracklist:
01 – Stigmata
02 – Shadowplay
03 – Nameless
04 – Abstrakt Algebra
05 – Bitterroot
06 – April Clouds
07 – Vanishing Man
08 – Who What Where When
Formação que gravou este disco:
Mats Levén – Vocal
Lief Edling – Baixo
Mike Wead – Guitarra
Simon Johansson – Guitarra
Calle Westholm – Teclados
Jejo Perkovic – Bateria