O quarto single extraído do álbum "The Problem Of Leisure: Uma Celebração de Andy Gill e Gang Of Four" é uma nova interpretação de "In The Ditch" da banda americana de rock alternativo HELMET.
"The Problem Of Leisure" tem lançamento previsto para 4 de junho. É um álbum duplo de faixas escritas por Andy Gill e GANG OF FOUR, todas recentemente reinterpretadas e gravadas por artistas cujas contribuições únicas para a música foram enriquecidas ouvindo GANG OF FOUR . O álbum apresenta canções dos mais de 40 anos de carreira do GANG OF FOUR, cada uma escolhida individualmente pelos artistas que as fizeram o cover.
Andy Gill era um fã de HELMET desde seus primeiros dias e esperava colaborar com eles em um futuro projeto musical. "In The Ditch" é a primeira faixa nova do HELMET desde 2016.
Falando sobre o envolvimento de HELMET em "The Problem Of Leisure", o fundador da banda, Page Hamilton explica: "Meu velho amigo Henry Rollins relançou 'Entertainment!' e 'Solid Gold' nos anos 90 e me pediram para fazer notas de capa para 'Solid Gold'. Não me lembro o que escrevi, mas sei que era brilhante, piegas e fanboy. Suas músicas, sentimento, energia, a inventividade deixou uma marca indelével na minha alma musical. Todos os nossos colegas que formaram bandas no final dos anos 80 foram influenciados pelo GANG OF FOUR.
"Eu escolhi 'In The Ditch' para este tributo porque é uma ótima música, embora tenha sido um desafio (obrigado à minha banda!). Parece improvisado e aleatório às vezes, mas se mantém como uma composição. A parte da guitarra parece funk áspero espontâneo, o baixo angular e o groove de bateria são fortes, mas parece que falta um raio. O vocal é bonito, mas assustador, urgente e perigoso.
“Não há espaço para momentos de pau mole, correspondência e não musicais em qualquer uma dessas canções. Como diabos eles juntaram isso? Só podíamos tentar capturar a intensidade do original.
"Essa banda me mudou. Obrigado, Andy, Dave, Hugo e Jon."
A viúva de Andy, Catherine Mayer, diz: “HELMET gravou uma versão soberba de 'In The Ditch', uma música tão poderosa para esses tempos de paranóia.
"Andy e os outros membros da formação original atingiram a maioridade durante uma era de filmes de informação pública emitidos pelo governo do Reino Unido em caso de ataque nuclear. Mesmo assim, estava claro que as instruções dadas nesses filmes, como abrigar-se sob tabelas ou mergulho em valas, não foram concebidas para salvar vidas, mas para acalmar os nervos do público. Era propaganda e, como tal, grãos para as preocupações de GANG OF FOUR. Como as letras parecem estranhamente relevantes, lembrando ideologias prepper e também a claustrofobia de nossos mundo abaixo. Claro, eu também tropecei nas letras sobre "além dos cuidados do mundo" e "seis pés abaixo", coisas que se aplicam a Andy, metaforicamente, se não, no segundo caso, literalmente. Suas cinzas estão em em casa comigo, no alto de uma prateleira onde pode observar, com prazer, os preparativos para este maravilhoso álbum. "
Após a morte de Andy em fevereiro de 2020, Catherine montou uma pequena equipe para completar "The Problem Of Leisure". O álbum foi originalmente concebido pelo próprio Andy não como um tributo post-mortem, mas para marcar o 40º aniversário em 2019 do extraordinário long player de estreia de GANG OF FOUR em 1979, "Entertainment!", Um álbum amplamente proclamado como um clássico ("o quinto melhor álbum punk de todos os tempos ", de acordo com a revista Rolling Stone).
Andy já havia revisado essa visão meses antes de sua morte, depois que alguns artistas escolheram faixas de diferentes álbuns e períodos. Todos os músicos que se comprometeram com o projeto tiveram a liberdade de criar novas versões de quaisquer canções de GANG OF FOUR que quisessem cobrir, com Andy supervisionando algumas das produções anteriores, mas deixando que os artistas criassem suas próprias interpretações.
Quando Andy morreu, os obituaristas se esforçaram para resumir seu profundo impacto na música. Ele havia co-fundado o GANG OF FOUR e permaneceu no momento de sua morte como o único membro original. Como co-escritor ou escritor de todas as canções da banda e através de seu estilo de guitarra inconfundível e muito emulado, Andy influenciou geração após geração de músicos, e esse efeito foi ampliado por seu trabalho como compositor e produtor. Este álbum fala desse impacto e influência.
O álbum duplo final de 20 faixas apresenta uma lista extraordinária de talentos globais, com artistas de sete países e quatro continentes diferentes, e demonstra a amplitude e escala da influência de Andy e GANG OF FOUR.
A brilhante arte do álbum foi criada por Damien Hirst, um aficionado de GANG OF FOUR de longa data. Andy escolheu a capa de uma seleção de opções fornecidas pelo artista.
A campanha do álbum começou com o lançamento de uma nova versão empolgante de "Natural's Not In It" por Tom Morello e Serj Tankian em 8 de janeiro. Isso foi seguido pela versão 3D atualizada (redux) de "Where The Nightingale Sings" em 12 de fevereiro, que contou com os vocais do duo de rock alternativo NOVA TWINS e foi co-produzido por Robert Del Naja do MASSIVE ATTACK (como 3D) e Andy Gill. A sonhadora reinterpretação de "Paralyzed" do WARPAINT, lançada em 19 de março, foi o terceiro single. Após o lançamento do single HELMET em 21 de abril, outros singles serão lançados em maio, antes do lançamento do álbum em junho.
O álbum está disponível para pré-encomenda agora em uma variedade de formatos de vinil duplo, dois CD e cassete em todos os pontos de venda usuais em todo o mundo. O formato de vinil deluxe, "Dogluxe", está disponível apenas no site GANG OF FOUR. Todos os formatos apresentam versões diferentes da arte de Damien Hirst. O álbum será lançado pelo selo Gill Music em 4 de junho e é distribuído pela Ingrooves.
The Problem of Leisure - TRACKLIST
01. IDLES - Damaged Goods (UK)
02. TOM MORELLO & SERJ TANKIAN - Natural's Not In It (USA)
03. HELMET - In The Ditch (USA)
04. 3D* X GANG OF FOUR FEAT. NOVA TWINS - Where the Nightingale Sings (UK)
05. HOTEI - To Hell With Poverty (Japan)
06. GARY NUMAN - Love Like Anthrax (UK)
07. GAIL ANN DORSEY - We Live as We Dream, Alone (USA)
08. HERBERT GRÖNEMEYER FEAT. ALEX SILVA - I Love a Man in a Uniform (Germany)
09. LONELADY - Not Great Men (UK)
10. JJ STERRY - 5.45 (UK)
11. LA ROUX - Damaged Goods (UK)
12. EVERYTHING EVERYTHING - Natural's Not in It (UK)
13. DADO VILLA-LOBOS - Return the Gift (Brazil)
14. THE DANDY WARHOLS - What We All Want (USA)
15. WARPAINT - Paralysed (USA)
16. FLEA & JOHN FRUSCIANTE – Not Great Men (USA)
17. THE SOUNDS - I Love a Man in a Uniform (Sweden)
18. HARDCORE RAVER IN TEARS - Last Mile** (China)
19. KILLING JOKE X GANG OF FOUR - Forever Starts Now (Killing Joke Dub) (UK)
20. SEKAR MELATI - Not Great Men (live version) (Japan)
* 3D é o remix de Robert Del Naja de MASSIVE ATTACK
** "Last Mile" é o novo título desta versão de "Broken Talk", refletindo a nova letra cantada em mandarim por HARDCORE RAVER IN TEARS
Foto: Jacob Blickenstaff