Vinnie Paul Abbott, co-fundador do Pantera e baterista do Hellyeah, faleceu enquanto dormia em sua casa em Las Vegas em 22 de junho aos 54 anos de idade. Fontes informam que ele sofreu um grande ataque cardíaco, mas não houve confirmação oficial da causa de sua morte.
O guitarrista Christian Brady do Hellyeah, desde então, compartilhou seus pensamentos sobre esta ocorrência trágica:
“Estou sentado aqui em lágrimas escrevendo isso. Não consigo encontrar as palavras para fazer isso… Talvez eu ainda não tenha tido vontade porque assim que o fizesse, o tornaria real e eu ainda tenho a esperança de que isso é só um pesadelo horrível do qual eu vou acordar. Mas eu sei que não é.
Um amigo nosso me disse hoje:’ Às vezes você conhece seus heróis e eles parecem ser legais, e então talvez você seja sortudo o suficiente para conhecer o Vinnie Paul.’ Vinnie… não tive apenas a sorte para te conhecer, fui sortudo também por ter sido tratado como parte da sua família. Eu tive sorte de criar e tocar músicas com você. Tive sorte de você me chamar de irmão e me dizer que me ama. Tive sorte de te chamar de irmão e dizer que te amo. Você sempre estará comigo. Não consigo começar a agradecer por tudo que fez… por mim, pela nossa banda. Você foi a pessoa mais incrível e generosa que eu já conheci. Você mudou minha vida de tantas formas e eu sempre serei grato a você.
A única coisa que me faz sorrir agora em meio a um oceano de lágrimas é que eu sei que você está com Dime novamente. Sei que ele estava esperando você com uma dose e sorrindo… ‘Beba ou use, mano!’… e sei que os céus estão mais agitados agora.
Você sempre acreditou que quando se perde alguém tão próximo, você tem que viver por dois. Foi exatamente isso que você fez e agora é exatamente o que eu vou fazer. Você fará falta todo dia. Você estará na minha mente e no meu coração para o resto da minha vida. Eu te amo de todo o meu coração, mano. Obrigado por tudo. Descanse em paz. Até que nos encontremos de novo, meu querido amigo…”
A TMZ relatou que Vinnie Paul será colocado em um caixão idêntico ao de seu irmão e colega de banda, cortesia de ninguém menos que Gene Simmons e Paul Stanley.
Diz a TMZ: “Fontes próximas à família de Vinnie dizem ao TMZ que o músico recentemente falecido e co-fundador do Pantera será enterrado em um caixão do KISS personalizado fornecido pela Simmons e co. Nós fomos informados que o caixão foi oferecido como presente a pedido da família de Vinnie. Seu irmão, “Dimebag” Darrell Abbott, foi enterrado no protótipo original em 2004, após sua morte prematura”.
“Vinnie também será enterrado com algumas de suas roupas – incluindo seu chapéu, sapatos e flanela, entre outros itens. Dizem que Vinnie será enterrado no mesmo cemitério em Arlington, Texas, onde Darrell e sua mãe estão.”
A página oficial do Pantera no Facebook anunciou um evento público de celebração da vida para Vinnie Paul.