Olá caros headbangers viajantes, tomem seus assentos, pois iniciaremos mais uma viagem semanal do nosso quadro Heavy Metal Pelo Mundo, onde toda sexta conhecemos um pouco da cena do som pesado em países com poucas, média, ou quase nenhuma tradição no estilo.

E hoje não iremos muito longe (principalmente se você mora no Sul) e visitaremos uma região que há mais de 200 anos já foi parte do território brasileiro, e foi nosso aliado em um dos maiores conflitos armados da América do Sul (Guerra do Paraguai). O destino de hoje é o Uruguai.

O Uruguai é um pequeno país localizado na região sul da América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil e a Argentina. Inclusive, entre os anos de 1817 e 1828, o país fez parte do território brasileiro, sendo na época a província da Cisplatina, tendo conseguido sua independência após o conflito batizado de Guerra da Cisplatina, sendo a partir daí a República Oriental do Uruguai.

A capital do país é localizada em Montevidéo, tem o espanhol como principal idioma, o Peso Uruguaio como moeda, e uma população de mais 3 milhões de habitantes. E na parte política, o Uruguai vive sob uma República Presidencialista.

E em relação ao que interessa, que são as bandas de Rock e Metal, certamente você dificilmente já ouviu falar de algum nome oriundo do Uruguai. Com isso, confere agora essa pequena seleção que fiz com alguns grupos vindos de lá.

ALVACAST

Começando com uma veterana e bastante tradicional em seu som, temos a Alvacast, formada em 1985. Com isso, a banda lançou quatro álbuns, tendo o último sido o “Black Testaments”, de 1994.

A Alvacast chegou a encerrar as atividades em 1999, mas em 2014 voltou a atividade para fazer turnês de reunião, mas ainda sem lançar material novo.

O som da banda é 100% o Heavy Metal Tradicional típico dos anos 80.

Confiram:

CHOPPER

Seguindo na linha da tradicionalidade, agora tendo um pouco de Heavy e um pouco de Thrash, temos a Chopper, mais uma veterana, tendo iniciado as suas atividades em 1989 em Montevidéo, capital uruguaia.

Assim como a Alvacast, a Chopper também passou por um período inativo entre os anos de 2002 e 2013, mas diferente da primeira, os mesmo retornaram com trabalhos novos, tendo o seu último disco dos quatro da discografia sido lançado em 2014, sendo esse o “Hechos Consumados”.

Confiram:

https://www.youtube.com/watch?v=77sNPp6z35A

ACIDO

Apesar de ter sido formada nos anos 80, a Acido chegou a lançar álbuns apenas depois de 2010, quando retornaram de um hiato de mais de 20 anos, sendo esses o “Al Ataque” (2013) e o “Metalrock” (2018).

No som, temos mais uma banda que segue a linha tradicional.

Confiram:

CONTRACULTURA

Saindo um pouco do tradicional e indo para uma linha mais progressiva, temos a Contracultura, que apesar de ter sido formada em 1996 tem apenas um álbum completo lançado, sendo esse o “Inmortal”, de 2009.

Confiram:

VERMIFORME

Agora finalmente falando de uma banda da geração atual, a Vermiforme é um daqueles projetos que gostam de manter um clima sombrio em seu som (ainda mais se tratando de Doom). Além de adotar um visual misterioso, se utilizando de máscaras nas aparições.

A banda possui três álbuns lançados, sendo o último (segura o nome ai) o “Iris La Condena Del Gênesis Em El Lodoso Valle de Los Gusanos” (ufa), de 2019.

Confiram:

HORROR ON BLACK HILLS

E fechando a nossa seleção, temos a Horror On Black Hills, representando o metal negro, mas no seu molde mais puxado para o Death Metal.

A banda formada em 2012 tem apenas dois álbuns lançados, sendo eles o “Na Empty Throne” (2014) e o “Crowned by Mortician Lights” (2017).

Confiram:

Com isso, encerramos mais uma viagem no Heavy Metal Pelo Mundo. Fiquem ligados porque próxima sexta estaremos levando vocês mais uma vez para territórios “pouco explorados” do metal. Até lá!

Encontre sua banda favorita