Heavy Metal pelo Mundo: Romênia

Caros viajantes pelo mundo do heavy metal, hoje a sua comandante, que vos escreve, irá levá-los a um dos mais fascinantes e intrigantes país europeus, a Romênia. Será um prazer guiá-los a este cantinho do planeta para mostrar não só detalhes do país, mas principalmente a apresentar um pouco do que se pratica no país em relação ao rock e ao metal. Vem comigo?

A Romênia é uma república unitária semipresidencialista localizada no centro-sudeste da Europa, ao norte da península balcânica, tendo o Mar negro ao ocidente. Seus vizinhos são Hungria, Sérvia, Moldávia e Bulgária e seu clima é predominantemente temperado-continental. Sobre o regime unitarista se pode dizer que qualquer unidade sub-governamental pode ser criada ou extinta e ter seus poderes modificados pelo governo central, processo esse que é conhecido por “devolução”.

Com uma população estimada em pouco mais de 20 milhões de habitantes é o sétimo membro mais populoso da chamada União Europeia, tendo 90% de sua população identificada como ortodoxa oriental. O idioma praticado no país é o romeno, uma língua de origem românica, ou seja, de origem latina. Seus territórios, oriundos da antiga Dácia, pertenciam ao Império Romano, tanto que o nome do país, Romênia, deriva do temo latino “romanus”, que significa “cidadão de Roma”. Suas principais cidades são Bucareste, a capital, Brașov, Timișoara, Cluj-Napoca, Constança, Craiova, Iași, Brăila e Galați. Vale ressaltar a região da Transilvânia, que se localiza ao leste e ao sul da cordilheira dos Cárpatos. A região é mais conhecida pelas histórias de vampiros, especialmente relacionadas ao Conde Drácula, do romance de Bram Stoker.

Castelo Drácula, na Transilvânia

Uma grande parte da fronteira da Romênia com a Sérvia e a Bulgária segue o curso do rio Danúbio, que deságua no Mar Negro. Os montes Cárpatos dominam a parte ocidental do país, com picos que chegam a quase 3000 metros. A temperatura média anual do país varia de 11ºC, ao sul e 8ºC, ao norte, porém, no verão sobem para 28ºC e podem chegar a 35ºC nas regiões mais ao sul do país. A Romênia tem uma das maiores áreas de florestas intactas na Europa, que abrangem quase 27% do seu território. A fauna é composta por 33 mil espécies de animais tendo como destaques o urso-pardo e os lobos, numa concentração de 50% e 20%, respectivamente em relação ao continente europeu. O delta do Danúbio é a maior região pantanosa contínua da Europa.

Delta do rio Danúbio, na Romênia

O ator Sebastian Stan, famoso por dar vida ao Soldado Invernal, no Universo Cinematográfico da Marvel, é romeno de nascimento.

E que dizer sobre o rock e o metal na Romênia? Afinal, é pra isso que estamos aqui, então vamos ao que nos interessa:

MAGICA

Aqui nós temos uma banda de power metal, da cidade de Constança, na ativa desde 2002. A ideia da formação da banda era um projeto do guitarrista Bogdan Costea, do Interitus Dei. O motivo era simples, montar uma banda para tocar as músicas de que gostava, calcadas no heavy metal e no rock melódico. O álbum de estreia, lançado após poucos meses da formação da banda, chamado “The Scroll of Stone” era conceitual e conta a história da princesa Alma, que enganada por um demônio perde sua alma, e assim começa sua busca. Ela tem que encontrar o pergaminho de pedra, a única coisa poderosa o bastante para quebrar o feitiço do demônio. Desde então, a banda já lançou mais 5 álbuns cheios, sendo o último “Center of the Great Unknown”, lançado em 2012. Porém, desde o ano passado, a banda vem lançando vários singles, sendo o último “Blind”, já em 2020. A atual formação conta com Bogdan (guitarra), Ana Mladinovici (vocais, desde o início), Cristian Popescu (baixo) e Patrick Preda (bateria).

INTERITUS DEI

Formada na cidade de Constança, em 1997, a Interitus Dei está na ativa até hoje, trazendo seu som baseado no doom e gothic metal. Já lançaram 5 álbuns. Nos primeiros álbuns sua vocalista era Ana Mladinovici, que acompanhou o guitarrista Bogdan Costea em 2002, na formação do Magica. Juntos, eles gravaram 2 álbuns com o Interitus Dei. Após a saída da vocalista,  a banda passou a ter um vocalista masculino, Adrian Galu. Em 2015 foi lançada uma coletânea, com o nome de “Works”. Os temas líricos da banda abrangem mitologia, contos sombrios e ocultismo.

APA SIMBETII

Quinteto de Bucareste, formado em 2008. A banda de black/death metal lançou 2 álbuns “Nihil Sapient”, em 2013 e “Imortalistul”, no ano passado, ambos com 7 canções, lançados de forma independente.

VOLTAJ

Oriundos de Bucareste, a Voltaj é uma das mais longevas da Romênia. Desde sua formação, em 1982, já lançaram 10 álbuns cheios, sendo o último, de 2019, “Ca la 20 de ani”. No começo, a banda praticava um hard rock mais pesado, próximo ao heavy metal tradicional. Desde a sua formação, houve uma rodagem muito grande de músicos, sendo que apenas Nikki Dinescu, baterista da formação original gravou o álbum de estreia “Pericol de moarte”, lançado em 1996. As mudanças no line up continuaram, resultando na mudança de som, para um lado mais pop. Em 2005, a banda recebeu o prêmio de melhor artista romeno no MTV Europe Music Awards. A temática lírica da banda fala de vida, amor e guerra.

SUBLIMINAL DAMAGE

Banda de metal progressivo da cidade de Iasi. Sua formação data de 2012. Até o momento foi lançado um único álbum, em 2015, chamado “EVO”, com 9 faixas. A banda é um trio formado por Mirceau Ciocoiu (baixo e voz), Vlad Borcan (guitarra e voz) e Cosmin Isar “Vârcolac” (bateria).

C.A.S.H.

Formada em Cluj-Napoca, na Transilvânia, em 1995, a banda pratica heavy metal. O primeiro álbum cheio “Blame it on Love”, foi lançado em 1998, pela Promusic Production, contendo 11 faixas, em vinil. Desde então, mais 4 álbuns e um EP já foram lançados, sendo “I am God”, o último, de 2017, de forma independente, com 12 faixas. A banda começou como um quinteto, tendo teclados. Hoje, passaram a ser um quarteto, tendo apenas o guitarrista Fotzey da formação original.

MBP

Formada no final de 2017, oriunda de Bucareste, a MBP é uma banda de metal progressivo. No ano passado lançou “A Lifetime Consequence”, seu álbum de estreia, em formato vinil. Mihai Barbu (vocais, guitarra), Livia Diana Iancu (guitarra), Adrian Cosma (baixo) e Tudor Alexandru (bateria) lançaram um novo EP, homônimo, em outubro, com 3 faixas, “Silence”, “Need” e “All Nights Ascend”. O EP foi gravado, mixado e masterizado por Marius Costache, um renomado produtor romeno, no estúdio 148, também em Bucareste.

Assim, encerramos mais uma viagem pelo mundo do heavy metal, onde pudemos visitar a Romênia e além de aprender um pouco sobre o país, pudemos conhecer algumas bandas de rock e metal. Aqui apenas destacamos algumas, mas há ainda muita coisa a ser explorada nesse país fascinante, onde os convidamos a pesquisar sobre o assunto e descobrir mais tesouros musicais da Romênia. Antes de me despedir, convido-os a ficarem ligados no site da Roadie-Metal, porque na próxima sexta-feira teremos uma nova e fascinante viajem ao mundo do heavy metal sob os olhares de um outro país. Aguardem.

Encontre sua banda favorita