E seguimos nossa viagem pelo mundo falando um pouco sobre o cenário Heavy Metal em todos os cantos do planeta: agora nossa parada é no Paraguai, nosso vizinho que também tem lá o seu legado na história da música pesada.
O país que faz fronteira com Brasil, Argentina e Bolívia tinha, em julho 2007, aproximadamente 6.669.086 habitantes, com uma densidade demográfica das mais baixas da América do Sul. 65% da população são mestiços (descendentes de espanhóis e de índios), 31% são brancos, 3% são ameríndios e 1% é o número de asiáticos (oriundos da China, Japão e Taiwan). Além de espanhóis, também há descendentes de alemães e italianos.

A maioria mestiça tende a uma cultura europeia, por isso a parcela indígena da população tem dificuldades em manter sua identidade. A grande maioria do povo paraguaio professa a religião católica apostólica romana, e se deve ao processo de evangelização realizado pelos missionários junto à população indígena e aos outros habitantes do país durante os séculos XVI, XVII e no início do século XVIII. Há também pequenos grupos de protestantes, judeus e muçulmanos. É um país bilíngue, sendo o castelhano e o guarani os idiomas oficiais. Nas zonas rurais, três em cada quatro pessoas usam o idioma guarani para comunicar-se regularmente.
Mas agora vamos ao que interessa aqui a você, caro leitor da Roadie Metal: Heavy Metal! Apesar de pouco conhecidos aqui no Brasil, os paraguaios são amantes da música extrema e também do Metal tradicional. Separamos aqui uma lista de bandas que os headbangers brasileiros podem e devem curtir. Vamos a elas!
MYTHIKA
A banda tem apenas 1 trabalho, curiosamente intitulado “1811-2011” (2011) e conta parte da história do país. Uma verdadeira aula de história. Musicalmente, o Heavy/Power Metal da banda tem fortes levadas progressivas. O vocalista Julio Franco tem uma linha vocal interessante que me lembra o brasileiro Mario Pastore. Uma pena que há quase 9 anos, não disponibilizam material completo. Em 2014, lançaram o ótimo single “Truenos”. Fãs do estilo vão adorar!
THE FORCE
Thrashão cheio de vigor, cru, ríspido, rápido que por vezes transforma-se num Speed Metal digno de bandas dos anos 80 como Grave Digger e Destruction por exemplo. Apesar da improvável mistura, o The Force tem a força (perdão pelo trocadilho pra lá de infame!). Com 3 álbuns no currículo e 13 anos de existência, o The Force é um dos nomes mais cultuados pelos nossos vizinhos.
STEEL ROSE
Uma das bandas mais politizadas do Paraguai, o Steel Rose foge à regra e canta em espanhol, o que não é tão comum assim por lá. Com mais de 30 anos de vida, a banda tem 4 trabalhos de estúdio, sendo que o mais recente é de 2019, “Antologia del Anciano Rey”. Outra banda que mantem-se fiel à sonoridade crua dos anos 80, e que pode ser facilmente identificada no vídeo abaixo, faixa esta gravada em 2000. Excelente Power Metal!
FUZZKRANK
Stoner psicodélico também tem no Paraguai. Pra quem curte bandas como Blues Pills e até Greta Van Fleet, o Fuzzkrank é uma opção interessantíssima, já que a banda se alimenta de um som ambiente repleto de efeitos , transformando sua audição como uma viagem no tempo até os anos 70. Com 2 trabalhos completos, destacamos o mais recente “Apollo Sessions”, curiosamente lançado no dia de Natal em 2016. Viagem total, ideal para aqueles momentos de tranquilidade e sossego.
SABAOTH
Um dos ícones do Metal paraguaio, infelizmente encerrou suas atividades em 2014. Death/Black/Gothic, o Sabaoth incorporou durante toda a sua carreira esses mais diversas influências. Música negra com melodias, arranjos trabalhados e técnicos, deixou 3 trabalhos completos para toda a eternidade, onde destacamos, o primeiro auto-intitulado. Para quem gosta de música trabalhada, sem esquecer a sujeira habitual do estilo, vá em frente e descubra-os.
MASTER OF CRUELTY
Black Metal blasfemo, rápido, macabro, malvado e sujo no melhor estilo Darkthrone, Gorgoroth e afins, a banda tem a alma norueguesa. Uma banda relativamente nova com 2 trabalhos de estúdio que parecem ser um só, tamanha sua velocidade e similaridade. Quem quer algo novo no melhor Black Metal norueguês, tá aí uma opção que vale a pena conhecer. Aqui, não há espaço para respiro, é só pancadaria!
ETERNAL ABYSS
Banda de um homem só, mais melódica, depressiva e com uma proposta diferenciada. Seu único trabalho foi lançado em 2019, “Doomed to Eternal Abyss” é uma obra de fácil digestão para aquelas almas melancólicas que não dispensam o lado mal do Black Metal. Curte Depressive Black Metal? Então ouça-o no volume máximo.
MASTERMIND
Nem só de música extrema vive o Metal paraguaio. Com 12 anos de existência e 3 álbuns lançados, o Mastermind é a banda preferida deste redator, dentre as bandas vindas deste país. Thrash, Power, Speed Metal, enfim metal sem frescuras e “na cara” do ouvinte. Não só pela música, mas por seu profissionalismo, tem páginas nas principais redes sociais. Pra quem curte bandas como Evil Invaders, Enforcer, Agent Steel, o Mastermind vale a sua atenção.
Para a maioria das bandas paraguaias, talvez falte um pouco de profissionalismo. Muitas delas não tem página no YouTube, outras com páginas no Facebook com pouquíssimo conteúdo, tendo portanto, uma cena mais romântica e old school. Uma pena, que algumas bandas de lá não se atualizem e busquem mercados internacionais, porque lá, tem coisas boas, e aqui, mostramos e demonstramos isso. Ficamos por aqui, na próxima sexta feira, tem mais Heavy Metal Pelo Mundo aqui na Roadie Metal. Até lá!