Heavy Metal pelo Mundo: Panamá

Sexta-feira é dia de Heavy Metal pelo Mundo, a sua grande agência de viagens pelo planeta metal, em países de baixa ou nenhuma tradição em bandas. Hoje a equipe Roadie Metal te leva até o Panamá!

Para os amantes do rock, impossível falar do país sem lembrar do clássico hit do Van Halen, lançado no álbum 1984. Contudo, a letra escrita vocalista David Lee Roth não é necessariamente uma homenagem. Ele se refere a um carro que viu em uma prova de automobilismo em Las Vegas.

Mas aproveito o momento e deixo a canção aqui como a trilha sonora de nosso Heavy Metal pelo Mundo de hoje.

Localizado na da América Central Continental, o Panamá tem como capital a Cidade do Panamá. Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul.

A população do país é formada por mestiços de índios e europeus. O setor econômico mais importante é o de serviços, que abrange as atividades financeiras e as rendas obtidas com a zona de livre-comércio de Colón, a exploração do canal e o registro de navios mercantes.

Explorado e estabelecido pelos espanhóis no século XVI, o Panamá rompeu com o Império Espanhol em 1821 e juntou-se a união de Nova Granada, Equador e Venezuela, sob o nome da República da Grã-Colômbia.

Quando a Grã-Colômbia foi dissolvida em 1831, o país e Nova Granada, que mais tarde se tornaria a Colômbia, permaneceram unidos. Com o apoio dos Estados Unidos, o Panamá se separou da Colômbia em 1903, permitindo que o Canal do Panamá fosse construído pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos entre 1904 e 1914.

Em 1977, foi assinado um acordo para a transferência completa do canal dos Estados Unidos para o Panamá até o final do século XX.

Cultura

A cultura do Panamá mistura tradições de raízes espanholas, africanas, ameríndias e estadunidenses. Ou seja, é bastante rica!

Essas influências atingem a arte e nas tradições que foram trazidas pelos espanhóis. Mas a cultura africana também tem forte presença por lá. O tamborito é uma dança espanhola que foi misturada com ritmos africanos, tanto nos temas quanto nos movimentos.

O folclore local pode ser observado por meio de muitas festividades com danças e tradições que foram passadas de geração em geração. Entre os estilos musicais mais apreciados no Panamá estão o reggae, o reggaeton, salsa e jazz.

Mas como em muitos países, o Panamá tem o seu lado rock and roll e prova disso são as bandas surgidas por lá, que tocam diversas vertentes, incluindo o metal, como você verá a seguir.

Bandas de metal do Panamá

Enslaver

A banda Enslanver, de death metal do Panamá começou com o nome deAggressor (15) no final dos anos 80. Inicialmente um quinteto, acabou se tornando um trio. Eles gravaram uma demo de quatro faixas intitulada ‘Call from the Crypt’.

A banda se intitula como thrash-death metal cru e ganhou alguma atenção na cena metal panamenha. Depois disso, a banda mudou seu nome para Enslaver e lançou sua demo mais lendária, intitulada ‘Degradation’. Em 1993, eles assinaram com a Wild Rags Records e lançaram ‘A Place of Terror Inside’. No entanto, a banda optou por parar em 1996.

Harvest

A banda Harvest nasceu no Panamá em 2012. Sua formação atual é composta por Jocelyn Amado (bateria), Ernesto Gómez (voz), Ricky Sinner (guitarra) e com a adição de Gilbert Wolf (guitarra) e Friolo Rodríguez (baixo), consolidada desde 2016.

A sonoridade da banda é uma mistura de Groove, Death e Thrash, ritmos qaue são inspirados em temáticas dehá escuridão. Já a arte conceitual da banda é inspirada no caos causado pelo Homo sapiens sapiens , o equilíbrio entre a vida e a morte, homenagens às artes visuais sombrias, ao paranormal e ao processo evolutivo.

Desde 2014, o Harvest tem forte presença na cena panamenha local, conquistando gradativamente o respeito das bandas e do público.

Valkeryon

O Valkeryon é uma banda de Power Metal surgida no Panamá. Inicialmente eram uma banda de “covers” de videogames, bem no estilo Dragonforce. Mas depois começaram a criar identidade própria. Lançaram o álbum “Vision of Fire” em 2014.

Serpent of Eden

Serpent Of Eden é uma banda panamenha de Black Metal, nascida em em agosto de 2011 na província de Panama Oeste, distrito de La Chorrera. Deste local foi a única banda do gênero e é uma das mais jovens do gênero na cena metal do país panamenho.

Em 31 de março de 2012, apenas 7 meses após sua estreia como banda, eles lançaram sua primeira Demo intitulada “Chaos, Abomination and Rebellion of the Serpent.”

Em abril de 2013 lançam sua segunda produção, um split com os veteranos Antaro, da província de Chiriquí. A reunião chamada “Fall Of The Holy Sick” rendeu uma tour, na qual visitaram importantes cenas do metal panamenho como a capital do Panamá,

No final de 2013, o violonista colombiano Teurastus (Crucifixor) junta-se como músico suporte. Já 2014 foi um anos de transição para o Serpent Of Eden pois como não haveria mais Windir (Vocal / Guitarra) nem Teurastus (guitarra) a banda mudou de formação.

Atualmente, o Serpent Of Eden é atualmente composto pela seguinte programação:
Noraax (bateria)
Wotans (baixo)
Belhor (guitarra)
Akerbelzt (voz)

Fonte: Wikipedia, Mega Curioso e Spirt of Metal

“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”

Encontre sua banda favorita