Olá caros headbangers viajantes, bem-vindos a mais uma viagem semanal do quadro “Heavy Metal Pelo Mundo”, onde todas as sextas-feiras conhecemos um pouco da cena pesada em países com média, pouca, ou nenhuma tradição no metal.
Nessa semana iremos mais uma vez para o chamado “Leste Europeu”, mais especificamente para um dos países banhado pelo Mar Báltico. O destino de hoje é a Letônia.
Como dito anteriormente, a Letônia é um pais do Leste Europeu, que faz fronteira com a Estônia, Belarus, Rússia e Lituânia. A sua capital é localizada na cidade de Raiga, a moeda é o Euro, o idioma falado é o letão, e possui uma população de mais ou menos 2 milhões de habitantes, que vivem sob uma República Parlamentarista.

Na questão musical, a Letônia se destaca por conta da música erudita, a exemplo de Gidon Kremer, mas claro, o país também possui um rico acervo de bandas de Rock e Metal, o qual descobriremos um pouco agora.
FRAILTY

O primeiro nome que temos é a banda de Doom/Death Frailty, formada em 2004 em Riga, capital da Letônia.
Apresentando todas as características instrumentais do Doom Metal, com o peso do Death, e com pequenos toque de Folk em algumas ocasiões, a banda possui cinco discos lançado, sendo o mais recente o “Tumsi Üdeni”, de 2020, sendo esse o primeiro deles todo feito em letão.
MACHINERIE PERFECT

Formada em 2002, a Machinerie Perfect traz uma proposta bem ousada em seu som, fazendo algo chamado por eles de “Industrial Black Metal”, que no caso, seria o Back Metal com elementos eletrônicos.
Para aqueles que ficaram curiosos com a ideia, o grupo possui apenas um álbum lançado em 2004, intitulado “Exotic Dark Matter”.
SKYFORGER

Formada sob o nome Grindmaster Dead em 1991, tendo assumido o atual nome em 1995, a Skyforger adota uma sonoridade juntando o Black Metal e elementos do Folk Metal.
Em sua temática a banda adota temas referentes a mitologia dos países bálticos, e principalmente a fatos históricos do povo letão, tendo todas as suas letras cantadas em sua língua-nativa.
Atualmente, a banda possui seis álbuns de estúdio lançados, sendo o último o “Senprüsija”, de 2015.
RELICSEED

Indo para a vertente mais moderna do metal, temos a Relicseed. Formada em 2004 na capital letã Riga, a banda possui dois álbuns lançados, sendo eles o “60 Minutes Sappa”, de 2010, e o “Slaughterhouse”, de 2014.
BLOODY HEELS

Formado em 2014, a Bloody Heels é uma das atuações revelações do metal letão, tendo inclusive contrato com a gravadora italiana Frontiers Music srl, selo o qual lançou seu álbum mais recente “Ignite the Sky”, de 2020.
Em seu som, a banda apresente um Hard Rock com referências clássicas mas também com uma pegada e sonoridade bastante moderna.
VARANG NORD

Formada em 2014, tendo sido a ramificação de uma banda antiga chamada Balgury, a Varang Nord apresenta o Folk Metal típico, com temáticas e sonoridades referentes a mitologia nórdica.
O grupo atualmente possui três álbuns lançados, o “Master of the Forest” de 2015, o “Call of Battle” de 2017, e o “Pärkiuna Uomurs”, lançado agora em fevereiro de 2021.
SACRAMENTAL

E para fechar a lista, temos o peso do Groove Metal da Sacramental, grupo esse que se destacou após vencer o concurso Metal Battle na Letônia, tendo assim garantido uma apresentação no cast do Wacken Open Air de 2011.
Até o momento, o grupo possui apenas um álbum lançado, sendo esse o “Sibylla”, de 2014.
Para encerrar nossa viagem, vamos falar sobre festivais de metal tradicionais na Letônia. Na verdade, encontrei apenas um, sendo esse o Zobens um Lemess Open Air.
O evento é um festival de médio/pequeno porte que ocorre a céu aberto, que conta em sua maioria com nomes da cena local letã, e alguns grandes nomes europeus, tendo como principal foco bandas das vertentes do Folk Metal. Confiram alguns registros do evento:




Sendo assim, encerramos por aqui mais um “Heavy Metal Pelo Mundo”, espero que tenham curtido a estadia e o aguardamos em uma próxima viagem. Até a próxima.
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”