Olá caros headbangers viajantes, bem vindos a mais uma viagem de toda sexta-feira do quadro “Heavy Metal Pelo Mundo”, onde você conhece um pouco da cena do metal em países com pouca, ou nenhuma tradição no estilo.
E o destino de hoje é um que certamente está no roteiro na grande maioria das pessoas que decidem fazer um tour pela Europa. País isso cuja sua cultura popular é bem conhecida por todos, além de ser um dos principais berços da música clássica.
Hoje, aterrissaremos na Itália.
Imagino que falar das características da Itália é praticamente chover no molhado, né? Mas como temos que seguir o protocolo, “simbora”!
A Itália é localizada no Centro-Sul da Europa, mais especificamente na área da Península Itálica, fazendo fronteira com o Mar Mediterrâneo. O mais curioso da parte geográfica italiana é o fato do seu mapa ter o formato de uma bota.
O país possui em torno de 60 milhões de habitantes, tem sua capital localizada em Roma, o italiano como idioma oficial, e o Euro como moeda. Atualmente a região goza de uma boa situação econômica, e na parte política, a Itália é gerida por uma República Parlamentarista.
Dentro de seu território existem dois Estados independentes que são San Marino, e o Vaticano, sendo esse segundo a residencial oficial do Papa, o principal líder da Igreja Católica, localizado dentro da capital Roma.
Certamente, quando se fala na parte turística da Itália, já devem vir a mente de vocês pontos como a Torre de Pisa, o Coliseu de Roma, os canais de Veneza, e o próprio Vaticano, certo?
Isso ocorre porque a cultura italiana foi bastante inserida na cultura popular mundial como um todo, sejam em filmes, séries, livros, e afins. Aliás, a Itália é um dos principais berços da cultura ocidental, principalmente na época da Renascença e do Romantismo.
E podemos citar vários exemplos: Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Agnolo Bronzino, Nicolau Maquiável, Donatello, e vários outros. Além de toda cultura greco-romana que aprendemos na escola.
E como eu disse no início do texto, a Itália também é um dos principais berços da Música Clássica. Afinal, quem aqui nunca ouviu as “Quatro Estações” de Vivaldi? Isso sem falar na ópera, que foi bastante popularizada no país desde os tempos primórdios, tendo Luciano Pavarotti como um dos principais nomes.
Como vocês podem ver, a questão cultural italiana é bem forte, e não apenas dentro da própria Itália, já que é algo que inspirou várias gerações em todo o mundo, e em todas as épocas da humanidade.
E vocês verão que dentro do próprio Heavy Metal houve bandas que beberam dessa fonte histórica. Teremos alguns exemplos citados agora.
A Itália pode até não ser como uma “Alemanha” ou uma “Finlândia” no sentido de volume de bandas de grande relevância no cenário mundial, mas ainda assim possui nomes simplesmente inquestionáveis, e que estão sempre presentes nos grandes festivais, Então antes de irmos para a área “menos conhecida”, vamos começar falando brevemente desses que são os quatro principais nomes do metal na Itália.
Começando, claro, com o Rhapsody of Fire, que até certo tempo era encabeçado por Fábio Lione, atual vocalista do Angra, que é certamente um dos principais nomes do que chamam de “metal espadinha”, apresentando um Power Metal cheio de referências clássicas e com temáticas medievais.
Outra banda de Power Metal italiana a qual Fábio Lione também fez parte foi a Vision Divine, que hoje tem Ivan Giannini como vocalista. Quanto a sonoridade, não se difere muito do que é apresentado pelo Rhapsody.
Mesmo sendo uma banda de Metal Extremo, o Fleshgod Apocalypse também foi uma das bandas a aproveitar a bagagem histórica italiana em relação a Música Clássica, fazendo assim um som ousado, e muito bem trabalho, chamado por eles de “Death Metal Orquestral”.
E claro, não podemos esquecer do Lacuna Coil, liderado pela frontwoman Cristina Scabbia, que une o seu vocal com o de Andrea Ferro, fazendo um Metal Gótico consistente.
Tendo mencionado os principais nomes do país, agora sim, vamos iniciar nossa “pequena” seleção de bandas italianas de forma mais detalhada.
ABSCENDENT
Começando com o metal extremo, a Abscendent é uma banda de Thrash/Death Metal formada em 2011 em Lazio.
Apresentando a junção do peso do Death e a velocidade do Thrash, o grupo possui atualmente dois álbuns lançado, o “Decaying Human Condition”, de 2016, e o “Delivarence”, de 2018.
Além desses trabalhos, a banda também possui um split album feito junto com a banda brasileira Pandemmy chamado “Obliteration”, lançado em 2019.
KALIDIA
Indo para o lado do Metal Sinfônico, temos a Kalidia, banda formada em 2010, liderada pela vocalista Nicoleta Rosellini.
Para aqueles fãs do metal melódico com vocais feminino, o grupo possui dois álbuns em seu catálogo, também apresentando uma temática mais medieval. Sendo eles o “Lie’s Device” (2014) e o “The Frozen Throne”.
NANOWAR OF STEEL
Se você gosta de Heavy Metal com muito bom humor e cheio de referências clássicas, certamente o Nanowar of Steel será uma ótima pedida. Além do jeito irreverente de se apresentarem, eles não têm medo nenhum de ousar em suas músicas.
A banda possui cinco álbuns em seu catálogo, sendo o mais recente o “Stairway to Valhala”, lançado em 2018.
WIND ROSE
Certamente, a cultura Viking/Medieval está em alta nos últimos tempos, e o Folk Metal do Wind Rose é mais um exemplo prático disso, tendo letras que fazem referência as obras do grande autor J. R. R. Tolkien.
E mesmo tendo um pouco mais de 10 anos de atividades, a banda já possui quatro bons álbuns em sua discografia, sendo o “Wintersaga”, de 2019, o mais recente.
WICKED ASYLUM
Na lista de hoje as mulheres estão muito bem representadas, e nesse caso agora temos uma banda completamente feminina, se tratando da Wicked Asylum.
A banda de Hard Rock foi formada em 2015, mas apenas esse ano lançou o seu primeiro álbum completo através do selo Vocalno Records, intitulado “Out of the Mist”.
MAGNI ANIMI VIRI
Se vocês estavam sentindo falta de uma banda que canta na língua nativa da Itália, aqui está ela.
A Magni Animi Viri é uma das que realmente aproveitaram toda a bagagem cultural presente na Música Clássica italiana, fazendo um Metal Sinfônico não apenas com os elementos de orquestra já conhecidos do estilo, mas também com fortes linhas de ópera, tanto em seu vocal masculino quanto feminino.
O grupo possui apenas um álbum lançado, sendo esse o “Heroes Temporis”, de 2006, tendo depois relançado o mesmo disco em 2016, mas em uma versão com as músicas em inglês.
EXILIA
Aqui temos mais uma vez as garotas sendo representadas. A banda Exilia é uma da poucas da vertente do Nu Metal a ter uma mulher a frente dos seus microfones, sendo ela a Masha Mysmane.
O grupo possui seis álbuns lançados mostrando toda a sonoridade típica do Nu Metal do início dos anos 2000. Seu último trabalho foi o “Purity”, de 2015.
Reasons Behind
E fechando a nossa lista com chave de ouro, mais uma banda com uma mulher em seu vocais.
A Reason Behind foi formada em 2010, apresentando um som com um conceito moderno, juntando sintetizadores com sonoridade mais Pop e o peso do Metal, algo parecido com o que a banda sueca Amaranthe faz.
A banda possui apenas dois álbuns lançados, o “The Alpha Memory” de 2014, e o “Project M.I.S.T.”, lançado esse ano.
Agora, para encerrar nossa viagem pela cena italiana, vamos falar dos dois principais festivais de metal que ocorrem por lá anualmente (pelo menos quando não há um vírus enchendo o saco de todo mundo).
GODS OF METAL
O festival Gods Of Metal ocorre anualmente desde 1997 não tendo uma sede específica, ocorrendo em várias cidades, como Milão, Turim, Monza, Bolonha, e algumas outras.
Esse é mais um dos festivais que ocorre ao ar livre juntando milhares de pessoas todos os anos. Alguns exemplos de nomes que já subiram aos palcos do Gods of Metal vocês podem ver nas imagens e vídeos logo abaixo.
AGGLUTINATION METAL FESTIVAL
O Agglutination Metal Festival ocorre anualmente desde 1995 na região da Basilicata, e apesar de ser menor e termos de estrutura se comparado ao Gods of Metal (ocorrendo em apenas um dia, enquanto o Gods ocorre em quatro), ainda assim é mais um evento e juntar milhares de pessoas para uma grande festa do metal.
Chequem abaixo alguns nomes que já passaram pelo evento.
E encerramos por aqui mais uma viagem semanal do nosso quadro “Heavy Metal Pelo Mundo”, antes de pegar a viagem de volta para casa, não deixem de experimentar a típica culinária italiana, incluindo todas as massas (pizza, macarrão, lasanha) que todos amamos.
No mais, até a próxima viagem!