Na viagem de hoje do Heavy Metal Pelo Mundo, vamos conhecer um pouquinho de um destino que até então eu nunca havia ouvido falar: a ilha de Guernsey. Ficou curioso? Então vamos lá!
Ainda que seja uma posse da Coroa Britânica, a ilha de Guernsey (que juntamente com Jersey, são conhecidas como as Ilhas do Canal) não faz parte do Reino Unido, muito menos da União Européia. Conhecida por ter sido o lar do escritor francês Victor Hugo, após o exílio em oposição ao governo de Napoleão III, a ilha – como é de se imaginar – possui belezas naturais incalculáveis. Situada ao norte da Normandia, a ilha possui uma população estimada em 66 mil habitantes, que se utilizam do inglês (principalmente) e do francês para a comunicação, ainda que esse último tenha sido a única língua oficial até o inicio do século XX. Entretanto, uma pequenina parcela de moradores também fala o guernésiais (língua do ramo normando). Devido a presença de imigrantes portugueses, o seu idioma também é usado por dos 2% da população. Sua capital é Saint Peter Port e a moeda de circulação é a Libra Esterlina.
No que se diz respeito ao Heavy Metal, nem é preciso dizer que a tradição é pouca e que poucas bandas foram encontradas e em atividade, menos ainda. Mas, isso não significa que esses poucos nomes não sejam dignos de uma boa conferida. Como representantes mais antigos encontrados temos o Nemesis (Power Metal) e o Earthcorpse (Death/Doom Metal), com carreiras iniciadas no final da década de 80 e encerradas no século seguinte…
FROM DARKNESS
Iniciamos com o From Darkness, banda que estreou neste complicado ano de 2021 e com a proposta de entregar um competente Metalcore/Alternative Metal, lançou o disco homônimo no dia 01 de maio. Com apenas oito composições, o trabalho foi liberado de maneira independente e na formação apresenta os músicos Kisbee (vocal e baixo), Luke (bateria), Alan (guitarra), Guppy (guitarra) e Tang (vocal).
SONS OF CAIN
Caso o leitor não seja lá muito simpático aos estilos mencionados acima, fique tranquilo que tenho algo um pouco mais tradicional para você: Sons of Cain e seu Hard Rock/Heavy Metal! Até o momento, com apenas um disco lançado, ‘Seven’ (2016), a banda surgiu dois anos antes e vai agradar aqueles que curtem um som do estilo com aquela sutil vibe anos 80.
BYZANTHIAN NECKBEARD
Não é porque o número de bandas é reduzido que a diversidade de estilos também seja, e com isso quem quiser apreciar uma fusão entre Stoner e Doom Metal (alguém disse Death Metal também?) tem como uma das opções o Byzanthian Neckbeard, que tem disponibilizado dois álbuns e um EP! ‘From the Clutches of Oblivion’ (2014) e ‘Minaton’ (2019), além do EP ‘Extinction’, do mesmo ano, podem ser encontrados pelo Youtube.
BRUNT
Ainda que o Doom e o Stoner estejam presentes na musicalidade do Brunt, não precisa reclamar sobre “repeteco”, pois uma banda não tem nada a ver com a outra, e aqui o “trem” é mais viajante, predominantemente instrumental e sem a turbidez do Death. Coincidentemente, o trio também possui dois álbuns completos e um EP, lançados entre 2014 e 2019!
DARKER SHORES
Formado por ex-membros do citado Earthcorpse, encerramos por aqui com o Darker Shores e seu furioso Black/Death Metal, que infelizmente não mais existe há alguns bons anos. São dois discos independentes: ‘Majestically Terrifying’ (2006) e ‘Hail Sarnia!’ (2008)…
Conhecendo mais um inusitado destino ao redor do mundo e um pouquinho de suas bandas, assim encerro o Heavy Metal Pelo Mundo desta semana, bem como a minha participação aqui no site Roadie Metal… Agradeço a todos pela companhia e até uma outra oportunidade!!