Heavy Metal Pelo Mundo: El Salvador

Após alguns contratempos, eis que estamos de volta para mais uma viagem representando o nosso quadro semanal Heavy Metal Pelo Mundo. Desta vez, ainda permanecendo pelas Américas, vamos para El Salvador!

Com uma população estimada em quase 6,5 milhões de habitantes, El Salvador (República de El Salvador) está situado na América Central e tem por capital e maior cidade San Salvador.

Tendo sido habitado pelos povos maias, séculos antes da chegada dos conquistadores espanhóis, o país foi o mais difícil de ser conquistado. Após a dominação, El Salvador conseguiria a sua independência em 1821, no entanto, tornou-se uma república independente apenas em 1838 – após ter integrado por mais de 15 anos a Federação das Províncias Unidas da América Central.

Dados históricos e demográficos à parte, quando o assunto é Heavy Metal, é o mesmo caso que já vimos antes em se tratando de países menores, no que diz respeito ao número de representantes na ativa, ou ainda, de bandas que possuem uma quantidade significativa de lançamentos oficiais em sua discografia. Seja como for, abaixo selecionei alguns nomes no cenário musical pesado de El Salvador.

Sítio Arqueológico de Tazumal

AGGRAVATED

Vindos da capital, San Salvador, os quatro integrantes que compõe o Aggravated praticam um Death Metal eficiente. De sua fundação e estréia em 2017 até o ano passado, foram lançados quatro álbuns de estúdio, sendo o mais recente, ‘Anticristo’.

APES OF GOD

Ainda na onda do Metal da Morte, mas com doses generosas de Thrash, temos o Apes of God. A banda está na ativa desde 2015 e possui os álbuns ‘Misanthropy’ (2018) e ‘El Recinto de la Tempestad’ (2021), além de outros materiais como EPs, splits e até um trabalho ao vivo.

SYMBOLIC

Ainda que o nome remeta ao clássico da banda estadunidense Death, a sonoridade aqui dá uma mudada brusca de ares e cai de cabeça no Heavy/Power Metal com o Symbolic. Mesmo que já tenham se completado dez anos sem nenhuma novidade, aparentemente a banda ainda está ativa e apresenta apenas dois discos em sua modesta discografia.

KABALA

Fazendo um paralelo entre as duas primeiras bandas, onde escolhi bandas onde a base sonora era basicamente a mesma (o Death Metal), continuo pegando carona no Heavy Metal, porém turbinado com pancadas de Speed. Bom, aparentemente a banda deu um tempo nas atividades há alguns anos e de um tempo para cá está retornando aos poucos. Mas, em caso de dúvida, fique sabendo que existem três full length, inteiramente cantados em espanhol!

TIARA

Os estilos são totalmente diferentes, mas sabe o que o Tiara tem a ver com a banda anterior? Também ficou algum tempo inativa! Pois é… Juro que essas supostas “conexões” não foram friamente calculadas, mas não poderia deixar este antigo nome do Atmospheric/Doom Metal de fora desta nossa pequena amostra sobre o cenário de El Salvador! Curte o estilo, principalmente com aquele sabor de “anos 90”? Então não deixe de conferir o seu único trabalho oficial ‘Misterios de bruma… El hechizo de la niebla’, de 2009.

VIRGINIA CLEMM

Bem, e para finalizar, sem deixar as involuntárias “conexões” de lado, depois da Tiara agora temos a Virginia. Pois é… Virginia Clemm, que encerra a nossa matéria de hoje. O Deathcore bruto certamente vai agradar aos apreciadores do estilo e – porque não – também os curiosos de plantão! Em quase quinze anos de carreira, a banda contabilizou três álbuns oficiais, além de um EP.

Como notei em minhas pesquisas para a elaboração desta matéria, ainda que o inglês ainda seja bastante utilizado, muitas bandas de El Salvador – e também de praticamente toda a América Central e Sul – valorizam o seu idioma de origem, e isso é algo realmente bem interessante! Obrigado pela companhia e não se esqueçam de conferir essas e outras bandas de El Salvador. Até a próxima jornada!!

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.

Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp

Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita