Olá caros headbangers viajantes, bem-vindos a mais um Heavy Metal Pelo Mundo, a sua viagem de todas as sextas-feiras para países onde o Metal tem pouca, média, ou quase nenhuma tradição.
E hoje nosso destino está localizado na América Central, sendo esse um país que em muitas situações ninguém dar nada, mas que ainda assim consegue surpreender de forma positiva. Hoje aterrissaremos na Costa Rica.
A Costa Rica foi uma colônia espanhola até 1821, tendo sua independência reconhecida apenas em 1850, e por conta disso, sua língua oficial é o espanhol. Sua capital é localizada na cidade de San José, que também é a mais populosa do país, e possui uma população em torno de 4 milhões de habitantes.
Atualmente, a Costa Rica vive sob uma República Constitucional Presidencialista Unitária, e utiliza o Colón costa-riquenho como moeda oficial. E uma curiosidade interessante, é que o país foi nomeado pela National Geographic como “o mais feliz do mundo”.
E imagino que muitos devem se lembrar do país principalmente durante os períodos de Copa do Mundo, já que a Seleção Costa-Riquenha tem estado presente de forma consecutiva nos últimos mundiais, tendo inclusive surpreendido no de 2014, no Brasil, onde se classificou em primeiro no grupo que tinha Uruguai, Inglaterra e Itália, tendo sido eliminada de forma invicta apenas nas quartas-de-finais, após ser derrotada pela Holanda nos pênaltis.
A nível mundial, pouco se ouve falar nos artistas costa-riquenhos, seja dentro do Rock ou não. Com isso, faremos aqui a nossa pequena seleção de bandas de Rock e Metal oriundas do famoso país da América Central.
Sinistra
Antes de tudo, não confundir essa com a banda brasileira formada por Nando Fernandes e Luis Mariutti.
Nesse caso, estamos tratando de um prata da casa aqui na Roadie Metal, sendo esse o projeto recém-criado pelo vocalista e baixista Atonio Masis, que tem uma proposta ousada de fazer várias músicas que se encaixam em gêneros diferentes do Metal, realizando parcerias tanto com outros músicos quanto com outros artistas costa-riquenhos.
O seu primeiro álbum, que se chamará “Human Nature”, ainda será lançado, mas Antonio já disponibilizou vários singles, cada um deles com um vídeo produzidos por diversos artistas.
Confiram:
E agora, o próprio Antonio Masis também está diretamente envolvido na próxima banda que citaremos aqui.
Pneuma
O Pneuma é outra banda que não se prende exatamente a um único estilo, tendo um pouco de Extremo e de Experimental.
Com três álbuns lançados até o momento, a banda se destacou em 2011 após vencer o Wacken Metal Masters, e garantir uma vaga no grande festival alemão daquele ano, sendo a primeira banda costa-riquenha a conseguir tal feito.
Confiram:
Moment of Silence
Para quem curte um Funeral Doom, está aqui uma boa sugestão vinda direto da capital costa-riquenha San José.
Mesmo tendo mais de 10 anos, a Moment of Silence não tem nenhum álbum completo lançado, mas possui alguns singles e splits. Ou seja, com certeza você vai achar coisas deles para conferir.
Confiram:
Morbid Symphonies
Tendo no início se chamado Eliecer, a Morbid Symphonies está com o atual nome desde 2015, apresentando um Death Metal/Grindcore bem forte e brutal.
Para os que ficaram curiosos e querem se aventurar no som da banda, a mesma possui apenas um álbum completo lançado, intitulado “Ángel Nuclear”.
Confiram:
Burning Inside
Indo para o lado do Metalcore, temos a Burning Inside, que mesmo tendo sido formada em 2010 ainda tem um repertório bastante curto, tendo apenas um EP e uma Demo lançada.
Mas, como vocês poderão ver abaixo, mesmo sendo um material curto, é de bastante qualidade.
Confiram:
Deep Underground
E para finalizar nossa pequena seleção, temos a Deep Underground com o seu Death Metal Melódico.
Formada em 2011, atualmente a banda tem apenas um álbum completo lançado, sendo esse o “Relapse”, de 2018.
Confiram:
E para encerrar a nossa viagem, vamos ver um pouco sobre o festival de metal existente na Costa Rica, sendo esse o Festival Siembre y Lucha, que ocorre anualmente (em situações de não-pandemia) desde 2012 na capital San José.
Confiram as imagens e vídeos do evento logo abaixo para perceberem a grandeza do festival.
Com isso, encerramos aqui mais um “Heavy Metal Pelo Mundo”. Próxima sexta-feira estaremos de volta para mais uma grande viagem para você.
Até lá!
“Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android”