Sexta-feira é dia de mais um Heavy Metal pelo Mundo, aqui na Roadie Metal! O quadro que leva você, caro leitor, aos países onde há pouca ou nenhuma tradição em bandas de heavy metal, pois nosso foco é mostrar que sim, o metal está vivo em vários países. E hoje vamos até a Bolívia!

Nosso vizinho, o país fica no no centro-oeste da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil ao norte e leste, Paraguai e Argentina ao sul, e Chile e Peru ao oeste. Antes de ser colonizado pela Espanha, fazia parte do império inca.

A população boliviana, estimada em 10 milhões de habitantes, é multiétnica, possuindo ameríndios, mestiços, europeus, asiáticos e africanos. A principal língua falada é o espanhol, embora o aimará e o quíchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais.

Já o grande número de diferentes culturas na Bolívia contribuiu para uma grande diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música.

Musicalmente a Bolívia também tem uma variedade de ritmos tradicionais. Os ritmos mais conhecidos na no país são a Morenada, Caporales, Diablada, Llhamerada, Taquirari, Carnavalito, Chacarera, Cuenca, Tobas, etc. A música típica boliviana é muito diversificada e utiliza instrumentos como Zamponhas, Charango, Quenas e Bumbos, acompanhada de violão, bateria e outros. Na região oriental se faz uso de tambores, reco-reco, trombetas e teclados.

Rock e Metal na Bolívia

Além dos estilos tradicionais, o rock e o metal também se faz presente na Bolívia. Mas historicamente, o país não teve um movimento da magnitude, como outros na América do Sul. No entanto, isso não impediu o aparecimento de um grande número de bandas de rock e festivais bolivianos.

Em 1957, a banda The Fabulous Monteros García, trio formado por Luis Monteros García (guitarra e voz), Víctor Monteros García (percussão) e R. Hayes (contrabaixo) gravou um single com músicas que poderiam ser consideradas como os princiípios do rock

Já a partir dos anos 60 e 70 apareceram bandas que formaram bandas com músicos estrangeiros de rock, incluindo alguns grupos argentinos, como Los Gatos , Almendra e Sui Generis. E os Bonny Boy Hots foram uma das primeiras bandas de rock da Bolívia e as primeiras a fundir o rock com o folclore boliviano.

Já o The Signs fez covers de Deep Purple , Led Zeppelin e Pink Floyd , e também suas próprias canções, em vários LPs e se aventuraram no rock fundido com o folclore boliviano. A banda Wara foi um dos pontos altos, ao incorporar o folclore ao rock progressivo sinfônico.

O heavy metal começou a explodir no país na década de 80, mas com bandas que se limitavam a imitar bandas estrangeiras de heavy metal. A banda Gens , de heavy metal , começou a se aventurar para o som mais autoral. Era formada por Richard Ramos (guitarra e voz), Alvaro Diez de Medina (guitarra e voz), Juan Pablo Rivero (guitarra e voz) e Grover Campuzzano (percussão). Mais tarde, Rolando Jitton se juntou à banda .

Na década de noventa, o punk e thrash metal são os gêneros efervescentes na cena underground boliviana. Bandas como Progressive Sequence ou Hate SA representaram esse movimento que teve algum apoio na época.

A partir daí, os movimentos foram se expandindo, contrando fãs de diferentes gêneros dentro do heavy metal. Veja a seguir uma lista com as bandas que representam a faceta do metal na Bolívia.

Libellula

Tocando um symphonic metal, a banda Libellula surgiu em 2016 em La Paz. O som mescla o vocal lírico feminino com uma voz gutural masculina, com toques de power metal. Também acrescentam elementos culturais, como escalas árabes e melodia mais acentuada.

Jherux

A Jherux é uma banda de rock progressivo e rock experimental , com influências do Folk, do Hard Rock, com letras em inglês. Com influências de Rainbow, Iron Maiden, Deep Purple, Black Sabbtah e Judas Priest. Foi formada em 1997 , na cidade de Cochabamba.

Arkanos

Arkanos é uma banda de heavy metal de La Paz , nascida em 2000. É considerada uma das melhores bandas de metal de seu país e dividiu o palco com bandas como Grim Reaper, Barón Rojo, Mägo de Oz e muitas outras.

O grupo surgiu no cenário underground da Bolívia em 2000. Em 2003 gravaram seu primeiro álbum de estúdio, “La Cruz En La Espada” , cujo tema é a descoberta e conquista do Novo Mundo.

Em 2006 gravaram “Tierra de Héroes” , que desta vez aborda o tema da independência sul-americana e em 2012 “Além das Colunas de Hércules”, este último álbum foi lançado na Argentina pela lendária “Metalica Zine”.

Track

Track é uma banda de Heavy Metal boliviana formada na cidade de Santa Cruz de la Sierra . Foi formado em 1990 com grande aceitação pela guilda do metal na Bolívia. É considerado um dos grupos mais influentes do período.

Fonte: Wikipedia